Para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher nos municípios, na terça-feira (1) o deputado estadual sargento Elizeu Nascimento (DC) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) a Indicação nº 5397/2020, ao governador Mauro Mendes Ferreira e ao secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, a necessidade de viabilizar estudos e recursos financeiros para a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher no município de Pontes e Lacerda, a 450 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso. A proposição foi apresentada após solicitação da vereadora do município Natalícia Inácia da Silva (PSC).
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Em Mato Grosso, de acordo com pesquisas, o índice de violência contra a mulher tem aumentado de forma substancial, principalmente no período da pandemia da Covid-19. Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta o estado como responsável pelo maior aumento no número de feminicídios durante o isolamento social, se comparado aos seis estados pesquisados pela instituição: São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Acre e Pará.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, foram registrados 45 feminicídios, somente de janeiro a setembro em Mato Grosso, no ano de 2020. O número é 36% maior do que o mesmo período do ano passado, quando 33 mulheres foram mortas.
“É preciso dar um basta na violência contra as mulheres, e para isso a implantação de delegacias com pessoas qualificadas para atender as necessidades delas se faz necessário”, aponta o parlamentar.
Denuncie – Para registrar qualquer denúncia de violência contra a mulher, basta ligar para o 190, 197, 180 e 181. Vale lembrar que todas as denúncias são sigilosas.