Mato Grosso,

domingo, 22

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoCarreta MT Ciências será primeiro processo da Seciteci digitalizado no SIGAdoc

Carreta MT Ciências será primeiro processo da Seciteci digitalizado no SIGAdoc

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) adotará o Sistema Integrado de Gestão Administrativa de Documentos (SIGAdoc), para inserir processos  de forma digital, o que aumentará a eficiência dos serviços públicos por meio da tecnologia. O projeto do MT Ciências será o primeiro a ser inserido no SIGAdoc.

Para a adequação ao sistema foi criado um comitê setorial com 17 membros, que será responsável por definir a prioridade dos processos do órgão e aplicar a metodologia para implantação dos fluxos e documentos digitais.

A chefe do Núcleo de Gestão Estratégica pra Resultados (NGER), da Seciteci, Cilene Reis atua como coordenadora deste comitê. Ela explica que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), instituiu a ferramenta SIGAdoc como parte do programa Simplifica MT.

“O principal objetivo desta nova ferramenta é eliminar o uso do papel, além de otimizar recursos, digitalizar processos na administração pública e, futuramente, oferecer serviços digitais para o cidadão. Os servidores terão assinaturas digitais e tudo será protocolado e processado via sistema”, explica.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, ressaltou a importância de aplicar a tecnologia na gestão de documentos que serão tramitados de forma eletrônica.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“Desta forma vai facilitar o controle e rastreamento de processos, reduzindo custos e utilização de papel. As assinaturas digitais vão nos garantir a autoria, autenticidade e integridade dos processos, principalmente para quem mora em outras regiões mais distantes e tem dificuldades de se deslocar até a Capital para emitir e assinar documentos. Esta iniciativa reduz a burocracia para conclusão de processos” reforçou.

O primeiro processo de trabalho que será implantado no SIGAdoc, pela Seciteci será voltado a popularização da ciência, por meio do MT Ciências com a realização do Circuito Itinerante.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, o apoio do gestor da pasta para a realização desta ação é de extrema importância para que em até quatro meses o processo seja concluído.

“Foi decidido iniciar a digitalização dos processos da Seciteci com o projeto do MT Ciências, para que possamos iniciar as ações de obtenção de convênio e parcerias com prefeituras, instituições e empresas para a realização do circuito itinerante. Neste processo a atenção do nosso secretário em priorizar esta iniciativa foi fundamental”, falou.  

Antes de iniciar o uso do sistema, os servidores de órgãos e entidades do Poder Executivo de Mato Grosso, em especial aqueles que atuam na gestão de pessoas e em gabinetes, fizeram cursos de capacitação.

O decreto nº 512/2020, que regulamenta a medida foi publicada em junho deste ano. O SIGAdoc é uma ferramenta gratuita que foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (TRF2). As atividades desenvolvidas deverão respeitar a legislação vigente no Poder Executivo Estadual.

Fonte: GOV MT

Últimas notícias