Mato Grosso,

sexta-feira, 18

de

outubro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoCom suspeita de coronavírus, moradora de Jangada busca atendimento no Centro de...

Com suspeita de coronavírus, moradora de Jangada busca atendimento no Centro de Triagem

.

Com suspeita de coronavírus, a professora Djeane Ferreira de Almeida, 48 anos, saiu de Jangada, município a 82 km de Cuiabá, para buscar atendimento no Centro de Triagem Covid-19. O exame foi necessário após o contato com o pai, de 77 anos, que foi diagnosticado com a doença e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.

Djeane explicou que os primeiros testes realizados no pai deram negativos. Porém, após a realização do exame de tomografia, o resultado foi positivo e mostrou que 50% dos pulmões estavam comprometidos. Depois disso, em menos de uma semana, a evolução da doença foi rápida e o quadro clinico foi piorando.

“No sábado, dia 22 de agosto, meu pai não estava bem e fomos ao posto de saúde, realizamos os testes que deram negativos. No domingo ele retornou para a mesma unidade e precisou ser medicado. O médico pediu tomografia e o resultado mostrou que 50% dos pulmões estavam comprometidos, precisando assim ser encaminhado para o Hospital Metropolitano, onde ficou internando”, explicou Djeane.

Ainda de acordo com as declarações, o pai, idoso, tinha dificuldades em cumprir o isolamento social.

“Ele sempre estava saindo, visitava uma feirinha, queria estar entre pessoas, mesmo a família pedindo para ele ficar em casa, sempre tinha resistência. Usava máscara achando que só isso ia resolver”, lamenta.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Diante da situação, os familiares estão em monitoramento e realizado os testes da Covid-19 no Centro de Triagem para saber se além do pai, mais algum outro familiar foi infectado, já que todos tiveram contato com o doente.

“Eu fiz o meu teste agora e deu negativo, fiquei muito feliz, pois estava preocupada achando que tinha contraído essa doença. Aqui no Centro de Triagem fui muito bem tratada, o atendimento aqui é rápido e eficaz, o Governo de Mato Grosso está realizando um excelente trabalho”, afirmou.

Djeane destacou ainda que tem medo de ser contaminada e alerta: “a população deve ficar em casa, sair somente quando for necessário e manter toda prevenção. O meu pai está internado na UTI, o caso dele é grave e essa doença não é brincadeira”.

Dados de atendimentos

Durante o período de 22 julho a 02 de setembro, o Centro de Triagem Covid-19 atendeu, 24.701 pacientes com a realização de testes para o diagnóstico do novo coronavírus. A unidade montada na Arena Pantanal tem auxiliado os municípios da Baixada Cuiabana na atenção básica para o enfrentamento da pandemia com tratamento precoce da doença.

Do total, 4.706 pessoas tiveram o resultado positivo para o coronavírus, 12.167 negativo e 7.827 foram considerados suspeitos de estarem com a doença. Foram realizadas 1.817 tomografias, importante exame de avaliação dos pulmões dos pacientes infectados. 

A farmácia do Centro de Triagem da Covid-19 entregou aos pacientes 12.534 kits de medicamentos para o tratamento precoce da doença. Esses medicamentos foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 800 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 300 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT

Últimas notícias