Mato Grosso,

quarta-feira, 13

de

maio

de

2026
No menu items!


 

InícioDestaquesCentro Acadêmico de Direito denuncia criação de lista de “estupráveis” entre estudantes...

Centro Acadêmico de Direito denuncia criação de lista de “estupráveis” entre estudantes da UFMT

Repórter MT

O Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) denunciou a circulação de mensagens em que estudantes discutiam a criação de uma lista classificando alunas como “estupráveis” e faziam referências à intenção de violência contra colegas. A universidade informou que instaurou um processo administrativo disciplinar para apurar os fatos e identificar os envolvidos.

O caso veio à tona nessa terça-feira (5), após o Centro Acadêmico emitir uma nota de repúdio.

Segundo o diretório estudantil, as conversas ocorreram em aplicativos de mensagens e envolveram alunos do curso de Direito e de outras graduações. O grupo classificou o conteúdo como extremamente grave e afirmou que não se trata de “brincadeira”, mas de banalização da violência sexual e objetificação de mulheres.

“Tais manifestações não podem ser tratadas como ‘brincadeira’, tampouco relativizadas. Ao contrário, configuram a banalização da violência sexual e a objetificação de mulheres, reforçando uma cultura que historicamente legitima práticas de violência de gênero”, diz trecho da nota.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Em nota oficial, a UFMT informou que já adotou as providências cabíveis e reforçou que “repudia veementemente qualquer manifestação, prática ou tentativa de naturalização da violência, da misoginia e de qualquer forma de violação de direitos humanos”.

A universidade destacou ainda que a Faculdade de Direito instaurou procedimento administrativo disciplinar, que seguirá conforme a legislação vigente e as normas institucionais.

O Centro Acadêmico também afirmou que irá acompanhar a apuração do caso junto às autoridades competentes e cobrou medidas para garantir a segurança das estudantes.

Além disso, a entidade apontou que o episódio ocorre em meio a relatos recentes de assédio dentro da universidade, defendendo que situações desse tipo sejam tratadas com rigor para evitar a repetição de condutas semelhantes. A nota também relembra o caso de Solange Aparecida Sobrinho, de 52 anos, que foi encontrada na área da Associação Atlética Master, nos fundos do campus.

“Também é necessário situar os fatos no contexto mais amplo e preocupante que a universidade vem enfrentando recentemente, com diversos relatos de assédio. Soma-se a isso o fato de que, no ano passado, uma mulher, Solange, foi estuprada e assassinada dentro do próprio campus, evidenciando a gravidade concreta da violência de gênero em nosso espaço universitário.”

Leia nota do Centro Acadêmico de Direito

https://www.instagram.com/cadiufmt/?utm_source=ig_embed&ig_rid=c80686b5-b497-4e3c-9f15-289ea9a21761

Leia nota da UFMT na íntegra

NOTA OFICIAL

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) repudia veementemente qualquer manifestação, prática ou tentativa de naturalização da violência, da misoginia e de qualquer forma de violação de direitos humanos no âmbito de sua comunidade acadêmica.

A Instituição reafirma seu compromisso inegociável com a promoção de um ambiente seguro, ético, inclusivo e respeitoso para todas as pessoas, especialmente no enfrentamento à violência de gênero.

Diante dos fatos recentemente divulgados, a Faculdade de Direito informa que já foram adotadas as providências cabíveis, com a instauração de procedimento administrativo disciplinar para a devida apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos, nos termos da legislação vigente e das normas institucionais.

A Universidade permanece à disposição para colaborar com as autoridades competentes e reforça seu compromisso permanente com a construção de uma cultura de respeito, igualdade e justiça.

Últimas notícias