Assessoria/Polícia Civil-MT
A Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com o Ministério Público Estadual, desencadeou nesta semana ações voltadas ao cumprimento de dezenas de mandados de prisões decretados pela Justiça dentro da Operação Smash. As ordens judiciais, a maioria expedida pela Segunda Vara Criminal da Capital, são de pessoas já sentenciadas e estão sendo cumpridas em diversos municípios de Mato Grosso e em outros estados do País. Até esta sexta-feira (17.07) já foram cumpridos 48 mandados contra foragidos da justiça.
A operação é coordenada pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), por meio das equipes do Núcleo de Inteligência Operacional, Setor de Mandados e Capturas, e teve apoio da Agência de Inteligência do MPE.
Os mandados são relacionados a crimes como tráfico de drogas, homicídios, roubo, estelionato, associação criminosa, violência doméstica, estupro, organização criminosa. As pessoas presas foram conduzidas à sede da Polinter para formalização da prisão e depois encaminhadas a unidades do Sistema Penitenciário estadual, onde permanecem à disposição da justiça.
A Diretoria de Atividades Especiais (DAE) da Polícia Civil organizou o apoio das unidades especializadas que compõem a diretoria para o cumprimento dos mandados de prisões. Reforçaram a operação coordenada pela Polinter equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz), Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), além de apoio da Diretoria do Interior, que por intermédio das Delegacias no interior do estado, vem ao longo da semana recebendo os mandados enviados pela Polinter para cumprimento em oito regionais envolvidas na Operação.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
O diretor da DAE, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, destaca que o envolvimento de diversas unidades permitirá o cumprimento dos mandados e a retirada de circulação de pessoas foragidas da Justiça, que cometeram diversos crimes, alguns deles hediondos. “Outras prisões serão realizadas até o encerramento da operação, quando teremos a atualização do número total de pessoas presas tão logo os mandados forem cumpridos e informados”, explicou o diretor, acrescentando que a operação está em andamento.
Foram realizadas prisões em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Sinop, Nova Mutum, Sorriso e outras cumpridas nos estados de Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina.
A Gerência Estadual de Polinter e Capturas tem como missão o intercâmbio com unidades congêneres de outros estados, bem como captura e recaptura de criminosos, cumprimentos de mandados de prisão procedentes do Poder Judiciário Estadual e demais unidades da federação.