Mato Grosso,

segunda-feira, 23

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaDeputado compara desempenho de gestões frente ao combate da pandemia

Deputado compara desempenho de gestões frente ao combate da pandemia

.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) durante sessão extraordinária na Assembleia Legislativa, parabenizou o prefeito de Primavera do Leste (MT), Leonardo Bortolin (MDB), pela inauguração nesta quinta-feira (16), de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – no Hospital e Maternidade São Lucas – que vai atender também os municípios mato-grossenses de Poxoréu, Santo Antônio do Leste e Paranatinga.

Claudinei visitou Primavera do Leste no mês de junho, onde conheceu as estruturas do hospital que estava em fase de construção, para a instalação destes leitos que iniciaram a operação. “Quero parabenizar o prefeito Leonardo, estive mês passado lá, visitei as obras do hospital para receber estes leitos e que vão funcionar com as parcerias junto de outros municípios. Realmente, fiquei impressionado com a rapidez para conseguir concretizar este benefício para a população. Afinal, é a oportunidade de ajudar a salvar vidas de Primavera do Leste e de cidades vizinhas”, elogia o parlamentar.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Os novos leitos de UTI contam com uma parceria da prefeitura de Primavera do Leste, juntamente com os governos federal e estadual, o Hospital e Maternidade São Lucas e empresa Intense Care. “Começarmos o atendimento desta UTI para paciente Covid-19, com dois pacientes. A perspectiva em uma semana, é começarmos a funcionar outros 10 leitos. Em todo o Brasil faltam insumos, equipamentos, medicações com sedativos. Felizmente, a estrutura está pronta e somente estamos no aguardo das solicitações feitas. A equipe está completa”, informa Leonardo.

 São Lucas – O Hospital e Maternidade São Lucas foi fundado em 1982, em Primavera do Leste. Além das novas alas para atender pacientes da Covid-19, a entidade oferece maternidade, enfermaria, quartos com acolhimento para acompanhante, centro cirúrgico e de imagens, como, também conta com plantão presencial 24 horas de clínica médica.

Rondonópolis – A iniciativa de Leonardo fez com que o deputado expusesse, em plenário, a sua revolta quanto a gestão  municipal em Rondonópolis. “Estou falando deste exemplo, pois seria um exemplo para o prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (SD), ter seguido desde o início da pandemia, em março. Era possível, com os 18 municípios que são atendidos no Hospital Regional e Santa Casa de Misericórdia. Se duvidar, podia até ter garantido uns 30 a 40 leitos com essa parceria”, acredita Claudinei.

Claudinei se queixou que há espaço em hospitais de Rondonópolis para instalar novos leitos de UTI, mas o prefeito "não teve a mesma atitude do gestor de Primavera do Leste" para buscar parcerias. “Agora, pacientes de Rondonópolis e de cidades vizinhas, estão morrendo pela Covid-19 e outras comorbidades, por falta de UTI. Isso é uma vergonha para o nosso prefeito. Não é uma vergonha estadual e, sim, nacional. O prefeito que tinha todas as condições com o orçamento anual de mais de R$ 1 bilhão. Sem contar os recursos do governo federal. Faltou este diálogo com os prefeitos vizinhos para entrar nesta batalha”, cobra o deputado.

Pandemia – Na última atualização do Boletim Epidemiológico do Governo do Estado de Mato Grosso, do dia 16 de julho, já são 31.717 casos confirmados de Covid-19, com 1.235 óbitos no estado.

Fonte: ALMT

Últimas notícias