Mato Grosso,

domingo, 22

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoEscola promove live para orientar alunos sobre como tirar boa nota na...

Escola promove live para orientar alunos sobre como tirar boa nota na redação do Enem

.

A Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, localizada no bairro Jardim Shangri-lá, em Cuiabá, promove nesta quinta-feira (09.07), às 19h, uma live com três ex-alunos para dar dicas de como os estudantes podem tirar uma boa nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A live será pelo canal da escola Raimundo Pinheiro no Youtube.

Os três ex-alunos da escola tiveram ótimo desempenho na nota da redação do Enem de 2019 e conquistaram vagas em cursos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). 

Uma dessas alunas é Marya Eduarda Almeida Brusamarello, 17 anos, que tirou nota 960 na redação, o que contribuiu para que conquistasse uma vaga no curso de Engenharia de Controle e Automação no IFMT.

A estudante conta que aceitou o convite para participar da live porque acredita que a iniciativa pode incentivar e motivar outros alunos a ingressarem em uma universidade pública, visto que a prova do Enem é um desafio para muitos. “Sempre estudei em escolas da rede pública e, mesmo assim, consegui tirar uma boa nota e entrar para uma universidade pública. Penso que, assim como eu, outros jovens também podem conseguir, ou seja, queremos mostrar que, apesar dos desafios, qualquer um é capaz e pode conseguir”, observa. 

“Estamos plantando uma sementinha em seus corações e esperamos que eles possam plantar em outros jovens também”, acrescentou Marya Eduarda.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Com nota 840 na redação, Lorrany Silva Rodrigues conquistou vaga no curso de Letras na UFMT e vai usar a sua experiência para contribuir na live. Ela ressalta que acredita na escola pública e em seu protagonismo e, ao participar dessa ação, está contribuindo para que mais estudantes se sintam protagonistas, seja de seus sonhos e de suas ideias.

“Precisamos repassar a mensagem a outros estudantes, para que todos tenham orgulho e defendam a educação pública e de qualidade. Que esses jovens não esqueçam o seu espaço de pertencimento e que saibam que estar na escola pública não é um limitante, e sim um motivo para que queiram ir mais longe”.

A estudante destaca que é “filha da educação pública” e toda a sua formação e desenvolvimento deve a ela. “Ao longo de meu caminho fui aprendendo a ser grata pelo meu lugar, pelo meu aprendizado e pelos meus professores. Toda essa junção contribuiu para que eu tivesse um bom desempenho no Enem e garantisse a minha vaga na Universidade Federal”.

Hoje, o estudante Gabriel Alves Pereira Silva cursa Engenharia Elétrica na UFMT e essa conquista se deu graças a nota 920 que tirou na redação. Ele também pretende incentivar e estimular outros jovens de escolas públicas a se esforçarem e acreditar em seus sonhos.

“Quando eu estava cursando o terceiro ano eu via relato de pessoas que tiravam uma nota considerável na redação do Enem, mas isso nunca foi palpável para mim, porque sempre eram pessoas de escolas particulares e federais. Por isso, achei que seria legal se a gente pudesse dar essa esperança a alunos de escolas públicas. Mostrar a eles que estamos no mesmo nível e se eles se esforçarem poderão conseguir também”. 

A live será mediada pelos professores Diego Pereira da Silva e Erasmo Moisés dos Santos Silva, que são coordenadores da escola Raimundo Pinheiro.

Diego Pereira, que é professor de Língua Portuguesa, explica que a live integra o projeto denominado “Momentos Virtuais”, que a escola desenvolve para aproximar os membros de sua comunidade entre si, sob a discussão de temas educacionais de interesse coletivo.

“Na live, contaremos com estudantes que concluíram o Ensino Médio em nossa escola no ano letivo anterior e com seu desempenho no Enem 2019 ingressaram no ensino superior público. Esses estudantes são uma amostra do universo de nossa escola, já que outros também alcançaram essa proeza”.

O professor explica que selecionaram os três alunos para a live porque, dentre todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de 2019, eles foram os que alcançaram as maiores notas na prova de redação.

Para o professor Erasmo Moisés, ações como essa são fundamentais para a manutenção das relações entre escola e comunidade em tempos de isolamento social, sem que se perca de vista a função da escola quanto à formação integral dos seus estudantes.

“Por meio das lives conseguimos debater sobre questões fundamentais como rotinas de estudos durante isolamento; dinâmica de funcionamento do projeto aprendizagem conectada; desafios da volta às aulas e do Enem. São temas que angustiam nossa comunidade com a suspensão das atividades escolares presenciais”, destaca.

Após a sua realização, a live ficará disponível no canal da Escola Raimundo Pinheiro no Youtube, neste link

Fonte: GOV MT

Últimas notícias