Mato Grosso,

domingo, 22

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasSecretaria de Educação e Saúde realizam roda de conversa com profissionais da...

Secretaria de Educação e Saúde realizam roda de conversa com profissionais da educação

.

A Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Saúde e Núcleo de Apoia à Saúde da Família (NASF), promoveram na manhã desta quarta-feira (08), uma roda de conversas com professores, monitores e demais profissionais da educação.

Participaram do encontro o secretário de Educação e Cultura Paulo Madson, a secretária de Saúde Raquel Neves de Oliveira, Médico Clínico Geral, Dr. Lúcio Jesus Moura e os profissionais da saúde que integram o NASF, a Psicóloga Andreá Elizabete, a Nutricionista Paula Hoeperc e a Educadora Física, Marivania Souza Silva.

A conversa com os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Santa Rita do Trivelato reforçou os cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia, prática de exercícios físicos e uma boa alimentação, além de uma conversa franca com o Médico Lúcio Jesus Moura, que abordou os cuidados para que a pandemia não afete a rotina nesse período de distanciamento e isolamento social.

‘‘O mundo não estava preparado para essa pandemia, muito menos para a realidade que estamos vivendo. Atingiu não só a economia, a saúde, mas sim a educação. Com isso aconteceu uma mudança drástica e radical no novo formato, que foi abraçar a tecnologia, muitos não estavam preparados, ou não tinham domínio. Essa mudança acabou afetando professores principalmente, que tiveram que fazer suas aulas online, sendo avaliados por todos. Foi ai que vi que muitos estavam ficando doentes com essa mudança, serem avaliados em um momento difícil, sem contar que muitos possuem problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e uso de remédios controlados, por isso a importância dessa conversa de hoje, orienta-los e acalma-los, e assim cuidar de sua saúde também’’, disse o Dr. Lúcio.

O secretário de Educação, Paulo Madson, reforça a atenção com pasta, e disse que a educação vem sendo afetado diretamente com a pandemia. ‘‘Estamos preparados para voltar às aulas, mas precisamos que o cenário mude. Estamos próximos e entorno de cidades que os números não são bons. A preocupação além de ser com os nossos alunos, é com nossos professores e demais profissionais da educação, principalmente dos que fazem parte do grupo de risco. Aos poucos, desde a suspensão das aulas, estamos buscando melhorar esse ensino à distância, mas entendemos que não é fácil. É uma nova realidade que estamos nos adaptando aos poucos. Temos um plano de ação e estratégico e esperamos que essa pandemia passe logo. Essa conversa com o NASF nada mais é que, para acalmar nossos ânimos e desabafar o que cada um está passando, tanto no profissional, quanto no pessoal’’, conclui.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Para a Psicóloga Andreá Elizabete, a pandemia afetou diretamente os profissionais da educação, e a roda de conversa foi fundamental para entender o momento. ‘‘Para os professores que estão em uma nova realidade, esse encontro serviu para ouvir o sentimento de cada um, e com isso, aproveitamos a oportunidade para passar dicas de saúde mental, como evitar turbilhão de notícias ruins, evitar pessoas pessimistas e aproximar e otimistas, conversar com pessoas que você ama, seja ela pessoal ou vídeo chamada. O distanciamento mexe muito com nosso psicológico, e esses exercícios diários vão ajudar muito nessa pandemia, cuidar da sua saúde mental, vai ajudar a passarmos por esse momento difícil. Nosso psicológico também nos deixa doentes’’.

A roda de conversa ainda teve dicas de alongamento e práticas de exercícios físicos em casa, com a Educadora Física Marivania Silva, e orientações com a boa alimentação no isolamento social, com a Nutricionista Paula Hoeperc, que deu dicas de consumo de alimentos saudáveis, nutrientes e vitaminas.

Fonte: AMM

Últimas notícias