Mato Grosso,

sábado, 21

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCidadesGlobo mostra drama de famílias de pacientes com Covid por UTI em...

Globo mostra drama de famílias de pacientes com Covid por UTI em MT; veja vídeo

Reportagem detalha que sistema de saúde está colapso no Estado

gloriete

O colapso no sistema de saúde nos hospitais de Mato Grosso foi destaque na edição do Jornal Hoje de quinta-feira (11). Em aproximadamente 3 minutos, a reportagem mostrou a realidade caótica de famílias que lutam por uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aos entes que contraíram a Covid-19.  

A filha de uma de uma paciente identificada como Gloriete relata o drama para conseguir um leito de UTI a mãe. “As pessoas aqui na UPA estão jogadas no corredor, tem gente com falta de ar, tem gente morrendo. A gente está com minha mãe com teste positivo para Covid-19. Desde ontem a gente está correndo de UPA em UPA e ninguém atende”, desabafou Gabriele Borges. 

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, já admitiu que os hospitais estaduais já entraram em colapso e não estão suportando atender o número de pessoas que procuram por atendimento médico meio a pandemia. “Vamos receber uma demanda de pacientes que não vão encontrar leitos de UTI nos próximos dias e nas próximas semanas. Não vamos enganar ninguém, o sistema já colapsou”, disse. 

A situação se repete nos 141 municípios do Estado, onde a taxa de ocupação já chega a quase 100%. Sobrinho de umas da vítimas que era morador em Confresa (a 1,165 km da capital), Rodrigo Lopes, fez um desabafo após a morte do tio. “Isso não é fácil, se cuidem. Se vocês estão pensando que essa doença  é brincadeira, foi porque não chegou na família de vocês, no dia que chegar vocês vão saber o que é bom”, lamentou. 

Com isso, a indisponibilidade de vagas já começa a ser traduzidas nos números de óbitos. Em uma semana foram mais de 69 mortes em decorrência do novo coronavírus. Na região metropolita, a taxa de ocupação já chega a 75%. 

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Na última quarta-feira (10), uma idosa de 69 anos morreu com suspeita de Covid-19, em Várzea Grande. Maria Sebastiana passou três dias à espera de uma vaga de UTI após apresentar sintomas da doença. A filha da vítima, Luciana Ferreira, conseguiu o leito na Justiça, mas já era tarde demais. “É o nosso direito como cidadão, recorrer ao SUS para ter o auxílio deles e a gente não está tendo isso”, desabafou Ferreira.  

A Secretaria Estadual de Saúde pretende abrir novas vagas com a chegada dos 50 respiradores que foram comprados pelo Governo de Mato Grosso, mas que foram retidos pelo Governo Federal. Uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, determinou a liberação imediata dos equipamentos. Além disso o Ministério da Saúde prometeu mais dez respiradores que até agora não foram entregues a capital.Folha Max

Últimas notícias