Mato Grosso,

quarta-feira, 23

de

outubro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasAgricultores familiares recebem auxílio da prefeitura para produzir silagem em Nova Ubiratã

Agricultores familiares recebem auxílio da prefeitura para produzir silagem em Nova Ubiratã

.

O sistema de silagem de milho é uma das alternativas mais viáveis para manter a produção de leite durante o período de estiagem que se aproxima.

Atenta a essa realidade, a Prefeitura de Nova Ubiratã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, intensificou a produção de silagem em parceria com dezenas de pequenos produtores rurais.

Iniciado em maio, a produção de silagem já beneficiou cerca de 15 agricultores familiares com áreas no Distrito de Santo Antônio do Rio bonito, Comunidade “Pé de Galinha”, Assentamento Cedro Rosa e do entorno do perímetro urbano.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Paulo César Centurião, a parceria é firmada mediante a solicitação do produtor e compreende na cessão de uso de maquinário como trator, carretinha e colhedora de silagem, além de implementos para limpeza e preparo do solo para o plantio do milho.

“Nosso intuito com esse projeto é garantir uma alimentação de qualidade ao gado leiteiro e, por consequência, manter a média de produção mesmo no período da seca. Desta forma, estamos contribuindo para que os pequenos produtores rurais obtenham uma renda digna e mantenham os postos de trabalho no campo”, avalia o gestor.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Ainda de acordo com ele, mensalmente o município produz cerca de 100 mil litros, sendo que em torno de 90% desta produção corresponde a agricultura familiar.

“Se não fosse o auxílio da prefeitura, a maioria desses produtores não teria condições de produzir a própria silagem. Isso porque o processo necessita de maquinários específicos e que não estão ao alcance de todos”, completa Centurião.

Rico em carboidrato, a silagem de milho apresenta um melhor custo benefício se comprado com outras rações vendidas no mercado.

Os pequenos produtores rurais interessados em aderir ao programa, devem fazer a solicitação junto a Secretaria Municipal de Agricultura através dos telefones (66) 3579-1602 e/ou (66) 9 9991-5236.

Fonte: AMM

Últimas notícias