Mato Grosso,

domingo, 17

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralCRE dá aval para Miguel Griesbach Franco para Embaixada do Brasil no...

CRE dá aval para Miguel Griesbach Franco para Embaixada do Brasil no Gabão

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quarta-feira (13) a indicação do diplomata Miguel Griesbach de Pereira Franco para o cargo de embaixador do Brasil no Gabão. A mensagem (MSF) 53/2024 recebeu relatório do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e segue para o Plenário.

Franco destacou que o Gabão passa por um momento de transição, após um golpe militar que destituiu o presidente Ali Bongo Ondimba e instituiu governo provisório. O diplomata afirmou que o país “olha o Brasil como parceiro e como horizonte a ser alcançado”. 

— Neste processo interno, existe também um processo de revisão da inserção internacional do Gabão. O Brasil desponta com parceiro comercial em termos de agricultura. O lado gabonês já sinalizou a intenção de aquisição de tratores, sementes e vacinas para o gado, de modo que será essa uma das minhas prioridades na nossa gestão — afirmou.

O senador Hamilton Mourão destacou que o fluxo de comércio entre Brasil e Gabão alcançou US$ 526 milhões em 2023, o maior resultado desde 1997.

— A cifra representa aumento de 11 vezes em relação ao ano anterior e se deve ao volume excepcional de petróleo importado do Gabão. […] O Brasil conta com amplo e tradicional superávit comercial, com importações baixas e com as exportações brasileiras de carnes se destacando — disse Mourão.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Perfil

Miguel Griesbach de Pereira Franco é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ingressou no Itamaraty em 1988 e atuou em representações brasileiras na Rússia e na Turquia.

O Gabão fica na África Central e sua população é de 2,19 milhões de habitantes. Colônia francesa durante o século 19, o país tornou-se independente em 1960. As relações diplomáticas entre Brasil e Gabão começaram ao final daquela década.

Gabão.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias