Mato Grosso,

segunda-feira, 25

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoSesp apresenta programas de segurança para empresas de transportes coletivo de Cuiabá...

Sesp apresenta programas de segurança para empresas de transportes coletivo de Cuiabá e VG

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou, nesta quinta-feira (31.10), os programas Vigia Mais MT e Vigia Mais Motorista a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e representantes do sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

Nas duas cidades, operam seis empresas com a frota de aproximadamente 600 veículos e dois mil motoristas.

Após conhecer a tecnologia dos programas, o gerente operacional na MTU, Marcos Assis Braga, afirmou que ela traz mais segurança e praticidade aos profissionais da categoria.

“Vamos levar para nossa diretoria essa proposta. A princípio, achamos muito interessante essa funcionalidade, especialmente para as nossas estações e terminais, onde temos um fluxo muito grande de passageiros e também uma alta ocorrência de incidentes. Pretendemos discutir também com o nosso sindicato e com os motoristas para que essa proposta chegue até os nossos funcionários”, declarou.

Em Cuiabá e Várzea Grande, circulam cerca de 230 mil passageiros por dia. Conforme o gestor, o objetivo é fazer a adesão aos dois programas da Sesp. “Os motoristas sempre pedem mais câmeras, e esse sistema com certeza traria mais segurança e praticidade tanto para os trabalhadores quanto para os passageiros”, disse.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Cláudio Álvares Sant’Ana, afirmou que a parceria com a MTU e empresas de ônibus irá integrar os dois programas, pois, além de fornecer o botão do pânico aos motoristas, poderá monitorar os pontos com grande concentração de passageiros.

“O botão do pânico gera uma conexão direta do motorista com a central de operações e o trabalhador poderá informar ocorrências de roubos, furtos, porte de droga, importação, violência doméstica e outros crimes que presenciar durante o transporte. E com as câmeras de segurança, também poderemos capturar imagens desses suspeitos, gerando mais segurança para trabalhadores, passageiros e população como um todo. Com essa parceria, vamos ampliar a atuação policial, garantindo o menor tempo de resposta às ocorrências, ao identificar e prender os suspeitos. Isso representa um grande avanço para a segurança da população usuária do transporte público em Cuiabá e Várzea Grande”, pontuou.

Vigia Mais Motorista e Vigia Mais MT

O programa Vigia Mais Motorista foi criado em julho de 2024 com o objetivo de melhorar a segurança dos motoristas profissionais em Mato Grosso. A Sesp-MT disponibiliza um sistema de comunicação direta entre os trabalhadores e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), garantindo o menor tempo de resposta às ocorrências.

Sem custo ao usuário, o Vigia Mais Motorista oferece um botão de pânico por meio de um aplicativo disponível para iOS e Android, permitindo chamadas de emergência e comunicação via chat com o operador das centrais de operações. Outra opção disponível é um botão de pânico físico.

Lançado em março de 2023 com investimento de R$ 30 milhões, o Vigia Mais MT faz entrega gratuita de câmeras com nobreak, switch e armários aos 142 municípios, que ficarão responsáveis pela instalação e manutenção dos equipamentos. O Governo firma termos de cooperação com as prefeituras, empresas, associações, entre outros, para a cessão dos equipamentos.

Cada modelo de câmera tem uma funcionalidade. As OCRs, por exemplo, fazem a leitura de placas e monitoram veículos em tempo real. Já as Speed Domes captam imagens em 360 graus com alcance de 2km.

Fonte: Governo MT – MT

Últimas notícias