A nossa redação recebeu nas primeiras horas da manhã de hoje uma foto que mostra um “trabalho” de magia negra no cruzamento da Avenida das Gaivotas com a Rua dos Cactos no bairro Lírios do Campo 2 em Nova Mutum.
Uma das mensagens recebidas por nossa reportagem reclama do que o remetente chama de “falta de respeito”. Segundo o morador, não é a primeira vez que esse tipo de trabalho é feito no bairro.
No local pôde ser vista uma porção do que aparenta ser farofa com pimenta disposta em um monte de folhas de mamona. Consultando a respeito do assunto descobrimos que a farofa é uma oferenda tradicional do orixá Exu.
Indo mais a fundo no tema, verificamos fontes ligadas a religiões de matriz africana que a pimenta é um ingrediente importante em rituais mágicos, pois é conhecida por sua capacidade de afastar energias negativas, intensificar sentimentos e trazer proteção.
A pimenta malagueta é um exemplo de pimenta muito utilizada em rituais e a Farofa é um alimento ritual sagrado e muito apreciado na cultura Nagô-Vodum. A farofa é feita com farinha de mandioca e é um dos tipos de comidas rituais votivas.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Embora seja garantido na constituição o direito a qualquer manifestação ou crença religiosa, numa cidade de maioria cristã, esse tipo de trabalho representa uma afronta. Nossa reportagem não conseguiu identificar o autor do trabalho e deixa espaço para caso alguém queira se manifestar a respeito.