Durante o mês de maio a Prefeitura de Nova Ubiratã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Conselho Tutelar, vem realizando alusivas a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Com o tema “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, a campanha reforça a importância da conscientização da sociedade como forma de evitar a prática criminosa contra menores de idade.
Para reforçar a mensagem, os idealizadores escolheram pontos estratégicos do município para expor placas com o slogan da campanha e de flores com as cores símbolos da campanhas (laranja e amarelo).
Na terça-feira (12), conselheiras tutelares e servidoras ligadas à Assistência Social promoveram a soltura de centenas de balões amarelos.
Realizado na Praça da Fé, centro, o ato foi acompanhado por membros de entidades representativas e a sociedade civil organizada que, em virtude da pandemia do coronavírus, mantiveram o distanciamento social recomendado pelas autoridades em saúde.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
No dia 18 de maio, data escolhida da campanha, o grupo participa de uma blitz educativa e posteriormente de uma carreata pelas principais ruas da cidade.
Para a secretaria municipal de Assistência Social, Sileuza Dias Santos, além da conscientização popular, a campanha tende a contribuir com a redução no índice de crimes dessa natureza uma vez que estimula as vitimas a denunciarem possíveis agressores.
“Estamos lidando com um crime silencioso. É importante que a população participe dessas ações e fique sempre atenta a qualquer tipo de crime praticado contra nossas crianças, em aqueles relacionados ao abuso e a exploração sexual. Identificando-os é imprescindível que formalizam as denúncias juntos as entidades de defesa ou aos órgãos de segurança”, exemplifica.
“Precisamos dar muita notoriedade ao maio laranja e dessa forma fazer com que a sociedade volte os olhos para essa importante causa. Para que os demais meses do ano possam ser coloridos na vida das nossas crianças e adolescenes. Colorido esse que representa a inocência e os sonhos de todo menino (…) de toda menina”, complementa Sileuza.
Confira a programação para esta segunda-feira (18)
06h30 – Blitz educativa e distribuição de adesivos
15h30 – Carreata com partida da Praça da Fé
10h00 – entrevista na Rádio Sucesso FM
Denuncie
Para denunciar crimes sexuais contra crianças e adolescentes basta ligar nos telefones abaixo.
Disque Direitos Humanos – 100
Conselho Tutelar – (66) 3579 1319 / 9 9995 0664
Polícia Militar – 190 / (66) 3579 1190 ou 9 9657 3499
Origem do Dia 18 de maio – “Maio Laranja”
A data foi criada em 2000 para lembrar um caso que marcou a década de 70. A menina Araceli Cabrera Sanchez Crespo, do Espírito Santo, tinha 8 anos quando foi raptada, torturada, estuprada e morta. Os acusados de seu crime foram absolvidos pela Justiça e tudo indica que ficaram impunes por serem de classe média alta e terem influências políticas. O tema do abuso sexual infantil é objeto de estudos recentes inclusive do Ministério da Saúde e Fiocruz.