Mato Grosso,

segunda-feira, 25

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasVolta da chuva acende alerta para cuidados com dengue em Mato Grosso

Volta da chuva acende alerta para cuidados com dengue em Mato Grosso

O retorno das chuvas tem trazido alívio ao forte calor e a estiagem que ainda atinge todo o estado de Mato Grosso. Contudo, a volta das precipitações acende o alerta para os casos de dengue, doença que já matou 36 pessoas em Mato Grosso, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Já a chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, provocou a morte de 11 pessoas. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (10). 

Em todo estado de Mato Grosso já foram confirmados 37.126 casos de dengue, 19.304 de chikungunya e 295 de zika. 

As cidades que registraram mortes por dengue foram Pontes e Lacerda com sete, Cuiabá com cinco, Tangará da Serra com três, Nova Mutum e Primavera do Lesta duas cada.  Já em Alta Floresta, Alto Garças, Arenápolis, Aripuanã, Campinápolis, Campo Verde, Campos de Júlio, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Confresa, Jaciara, Jauru, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Olímpia, São José do Povo e São José do Rio Claro teve uma em cada.  

Já os casos de óbito por zika ocorreram em Tangará da Serra (7), Cáceres (2), São José do Rio Claro (1) e Sorriso (1).

SINTOMAS

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. Os sintomas iniciais repentinos são febres entre 39°C e 40°C, dor de cabeça, fraqueza ou cansaço, dores musculares ou articulares e dor atrás dos olhos. 

No entanto, após o período febril deve-se ficar atento aos seguintes sintomas: dores abdominais, vômitos persistentes, desatenção ou dificuldade de concentração e queda de pressão. Nesses casos, a pessoa deve procurar un médico. 

PREVENÇÃO

A dengue, a zika e a chikungunya são transmitidaa pelo mosquito Aedes Aegypti que nasce a partir do acúmulo de água parada em recipientes. Por este motivo, as secretarias estaduais e municipais de saúde orientam para a limpeza dos quintais e terrenos. As medidas são importantes para evitar a proliferação do mosquito. 

O Ministério da Saúde ainda orienta para o uso de telas nas janelas e repelentes em áreas com alto índice de transmissão, vedação dos reservatórios e caixas de água e desobstrução de calhas, lajes e ralos. 

VACINAÇÃO

Atualmente já existe o imunizante que ajuda na prevenção contra a dengue, a vacina Qdenga. O público-alvo que está apto para receber o imunizante são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacinação está disponível nos postos de saúde e os pais e responsáveis devem apenas levar os menores de idade com a caderneta de saúde para receber a vacina. 

Últimas notícias