O secretário municipal de Cultura e Turismo de Guiratinga, Paulo Miranda, e dois jovens celebraram a vitória do novo prefeito da cidade, Valdecir Barga Rosa (UB), soltando fogos de artifício em frente às casas de apoiadores adversários, na noite desta segunda-feira (7). A provovação levou moradores a chamarem a Polícia Militar, após um artefato cair dentro de uma residência.
Barga Rosa (UB) foi eleito com 3.783 votos, representando 57,95% dos votos válidos, contra 2.745 de Daniel Borges (PSB), o equivalente a 42,05% dos válidos. De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe policial foi acionada após algumas pessoas relatarem que havia um veículo branco, aparentando ser um Mobi, com vários ocupantes soltando fogos de artifício em frente às suas residências.
Uma das vítimas informou que parte do artefato caiu no interior de sua residência e que os familiares estavam com medo, pois temiam pela integridade física de seus filhos. A Polícia Militar fez uma ronda na cidade e encontrou o carro denunciado no Bairro Cohab Garça Branca e procedeu com a abordagem.
Conforme o boletim, durante o procedimento de busca, os policiais encontraram no assoalho dianteiro direito duas caixas de foguetões da marca Piromania (12×3), contendo seis unidades, com nove rojões intactos e um deflagrado, além de um isqueiro. Na porta do motorista, os policiais encontraram uma grande porção de maconha embalada, e no porta-luvas havia uma caixa contendo um triturador e uma piteira de vidro.
Questionado sobre a procedência da droga,, o condutor relatou ser usuário e que os apetrechos eram de sua propriedade. Em relação aos fogos, relataram que foram caixas que sobraram da campanha eleitoral do candidato que apoiaram.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Quando questionado sobre a soltura, Paulo Miranda afirmou que durante o pleito eleitoral os embates foram bastante acirrados, havendo até trocas de ofensas entre seus opositores políticos. Por isso, após a vitória do seu candidato à prefeitura, Valdecir Barga Rosa, decidiram soltar fogos nas imediações das casas dos apoiadores políticos adversários “como forma de incitá-los” e também como uma forma de extravasar a raiva que estavam sentindo.
Os policiais perguntaram qual dos três estava soltando os fogos, ocasião em que Paulo e um outro suspeito afirmaram terem sido os dois. O terceiro suspeito teria embarcado no veículo há poucos minutos.
Ainda conforme o boletim de ocorrência, durante a confecção do registro, chegaram várias vítimas na base do 2º Pelotão. Uma delas informou que estava na frente de sua residência junto com seu filho, menor de idade, quando, após os conduzidos passarem e soltarem um foguete, caiu um artefato ainda aceso próximo a eles.
Outra vítima também relatou que seu filho e seu sobrinho estavam na área de sua residência brincando, quando perceberam os fogos, e parte do artefato pirotécnico caiu próximo às crianças. As demais vítimas relataram que os suspeitos haviam passado e soltado os fogos nas imediações e na frente de suas residências, perturbando o sossego deles, de seus filhos e de seus animais domésticos.
Após a finalização do boletim, os três suspeitos foram encaminhados, juntamente com o material apreendido e o veículo, à Polícia Civil. Conforme a Lei Municipal nº 1.597/2020, é proibido o comércio, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício sonoros no município de Guiratinga.
Outra lei estadual, de nº 12.155, de junho de 2023, veda a utilização de queima e soltura de fogos de estampido e de artifícios em Mato Grosso.