Mato Grosso,

domingo, 6

de

outubro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasMulheres representam 13% das candidaturas a prefeituras em Mato Grosso

Mulheres representam 13% das candidaturas a prefeituras em Mato Grosso

Em Mato Grosso, apenas 13% das candidaturas registradas na disputa ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano, são representadas pelo público feminino. Os dados são de um levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Mulheres também ocupam a vice em 82 chapas no estado. 

Conforme os dados, 46 mulheres disputam uma vaga em chapa majoritária no estado. A candidatura de homens, representa 88%, ou seja, 322 na disputa.

Além disso, foi destacado, na pesquisa, que a maioria desses candidatos possuem entre 55 e 59 anos de idade, 51% desse total tem nível superior completo e 21,20% são empresários.

Os 368 candidatos, que registraram sua candidatura junto ao TRE,  vão disputar 142 vagas no estado.

Em Várzea Grande, por exemplo, foi registrada duas candidaturas de mulher para disputar da Prefeitura da cidade. Uma delas é do Partido Liberal, Flávia Moretti (PL) a outra é Leliane Borges (PT).

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Em Barão de Melgaço (115 Km de Cuiabá), duas mulheres estão na disputa, a prefeita Margareth de Munil (União) e Sibely Moreno (PL). Em Confresa (1.054 Km de Cuiabá), a professora Lucimeire (PT) e Claudia Voltoline (União) concorrem.

O mesmo acontece em Nova Brasilândia (201 Km de Cuiabá), que conta com as candidaturas de  Ana Augusta (PSB) e Honeide (PT);  Nova Maringá (426 Km de Cuiabá) que tem Rose Ralla (PL) e Ana (União);  Santo Antônio do Leveger (35 Km de Cuiabá), onde concorre a prefeita Francieli (PSB) e Tayane Castro (PSD) e Tangará da Serra (252 Km de Cuiabá) que disputam Nilvinha (PCdoB) e Karen Rocha (PSB).

Em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), também conta com uma mulher na disputa. Fabiana Advogada (PSDB) concorre à vaga com o atual prefeito da cidade. 

Vale lembrar, que, de acordo com a Lei das Eleições (artigo 10, parágrafo 3º, da Lei nº 9.504/1997), cada partido, federação ou coligação poderá solicitar o registro de uma candidata ou um candidato ao cargo de prefeito e respectivo vice.

Últimas notícias