Mato Grosso,

sábado, 5

de

outubro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasMT tem 7 dos 10 territórios indígenas com mais focos de calor...

MT tem 7 dos 10 territórios indígenas com mais focos de calor em agosto

Dos 10 territórios indígenas com maior número de focos de calor no último mês de agosto, 7 se localizam em Mato Grosso. Os dados são do relatório Amazônia à Beira do Colapso – Boletim Trimestral da Seca Extrema nas Terras Indígenas da Amazônia Brasileira, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

O território de Utiariti foi o segundo com mais focos de calor no Brasil durante o período, com 627 focos. Além dele, estão Parabubure, com 423, Areões, com 331, Pimentel Barbosa, com 298, São Marcos, com 253, Nambikwara, com 223 e Sararé, com 206. Ao todo, os 7 territórios somam 2355 focos de calor em apenas um mês.

Leia também – Borracharia é destruída por incêndio no interior de MT

No período que vai de janeiro a agosto deste ano, Mato Grosso conta com 4 territórios entre os 10 com mais focos de calor, sendo Paresi, Utiariti, Parabubure e Areões, que contabilizam juntos 2278 focos.

Um dado que chama atenção diz respeito aos territórios indígenas de Areões e Parabubure. Ambos apareceram entre os 10 com mais focos de calor em agosto de 2023 e de 2024. No ano atual, contudo, o primeiro registrou um aumento no número de focos em 562%, enquanto o segundo aumentou 340%.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

O aumento no aumento dos focos de calor são acelerados pela seca extrema, fenômeno de alta gravidade e de baixíssima recorrência, mas que atingiu territórios indígenas em Mato Grosso com frequência nos últimos dois anos.

Últimas notícias