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“CEEI respeitou as minhas necessidades e aumentou o meu interesse pela escola”, afirma aluna após entrega de centro educacional do Estado

A estudante Vanessa Vitória, de 17 anos, do 8º ano do ensino fundamental, afirmou que o seu interesse pela escola aumentou depois de passar a estudar no Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI). A unidade escolar, que é voltada para atender alunos com deficiência, autismo e superdotação, foi entregue nesta semana pelo Governo de Mato Grosso.

“O novo ambiente respeitou e atendeu as minhas necessidades e isso aumentou o meu interesse pela escola”, disse Vitória em linguagem de sinais.

O CEEI recebeu investimento de R$ 8,1 milhões em reforma e ampliação para acolher 58 alunos que eram atendidos em um prédio que não atendia a todas as necessidades de acessibilidade, ao lado do antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, na rua General Valle. A nova unidade funcina no bairro Consil, em Cuiabá.

Os alunos eram atendidos pelo Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEAADA) e a todos os estudantes público alvo da educação especial inclusos na rede pública e privada e atendidos pelo Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies).

Foto: Rodrigo Fonseca/Seduc-MT

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O estudante Carisson de Oliveira, 17 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental, recordou como a linguagem de sinais o ajudou a ser mais aceito pelos amigos e apontou que a nova estrutura do CEEI deve contribuir ainda mais com seu desenvolvimento pessoal. Surdo, o aluno recebe ensino bilíngue na Rede Estadual.

“Desde que comecei a estudar, nunca perdi a vontade de ir para escola. Aqui sou aceito e sinto que faço parte do ambiente escolar, sem contar que a escola ficou linda”, disse.

A professora Roseli Ferreira da Silva, uma das intérprete surdocegueira do CEEI, destacou que o novo prédio do CEEI representa uma avanço não só da melhora na experiência educacional, mas também proporcionam um espaço seguro e confortável. “Essa entrega do Estado foi uma conquista, um sonho realizado”, disse.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explicou que os espaços foram pensados justamente para atender as necessidades especiais de cada um. “A acessibilidade proporcionada pela nova estrutura inclui rampas, guias, corredores espaçosos, corrimões, sinalizações em Braile, espaço climatizado e com materiais sensoriais”, disse.

A escola também conta com cozinha experimental, sala de enfermagem, horta e jardim sensorial e com 05 núcleos que atendem estudantes com cegueira e deficiência visual baixa, altas habilidades/superdotação, autismo, deficiência auditiva e surdez.

Fonte: Governo MT – MT

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