Mato Grosso,

sexta-feira, 22

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCidadesDenise: Cidade de MT terá candidato único a Prefeito; ele só precisa...

Denise: Cidade de MT terá candidato único a Prefeito; ele só precisa de um voto para se eleger; veja outras cidades de MT com candidato único

A cidade de Denise – MT (a distante 209 km de  Cuiabá), terá apenas um único candidato a prefeito na cidade nas eleições municipais de 06 de outubro, no caso, o atual prefeito Aldecir de Sousa Oliveira (União Brasil) vai concorrer à reeleição no cargo.

Sem nenhum concorrente, estes candidatos precisam apenas de um voto para serem eleitos prefeitos de suas cidades. 

A legislação eleitoral não possui nenhuma previsão específica sobre casos de candidaturas únicas para o Executivo. Também não existe nenhuma determinação de um número mínimo de votos necessários para o candidato ser eleito quando não existem adversários na disputa eleitoral. 

Mas a pergunta que surge é dá pra perder para ele mesmo? Segundo a legislação eleitoral, em eleições com candidaturas únicas, caso a quantidade de votos nulos seja maior que 50% dos votos a favor do candidato, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marca uma nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias, após o anúncio da nulidade, segundo o artigo 224 da lei nº 4.737.

Como, para a definição dos eleitos, votos brancos e nulos não são incluídos, basta apenas um voto válido para que os candidatos sejam eleitos — ou seja, basta apenas que o próprio candidato vote em si. 

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Confira abaixo a lista com nomes das cidades de MT que possuem apenas um candidato a prefeito concorrendo nas eleições de 2024:

  • Apiacás: Júlio Cesar dos Santos (Movimento Democrático Brasileiro – MDB) +
  • Castanheira: Jakson de Oliveira Rios Junior (União Brasil) +
  • Chapada dos Guimarães: Osmar Froner de Mello (União Brasil) +
  • Denise: Alcedir de Sousa Oliveira (União Brasil) +
  • GuiratingaWaldeci Barga Rosa (União Brasil) +
  • Lambari D’oesteMarcelo Vieira Vitorazzi (União Brasil) +
  • Marcelândia: Celso Luiz Padovani (União Brasil) +
  • Novo Horizonte Do Norte: Agenor Evangelista da Silva (União Brasil) –
  • Ponte Branca: Clenei Parreira da Silva (União Brasil) +
  • Porto Dos Gaúchos: Vanderlei Antônio de Abreu (Movimento Democrático Brasileiro – MDB) +
  • Santa TerezinhaThiago Castellan Ribeiro (Partido Socialista Brasileiro – PSB) +
  • São Pedro da Cipa: Eduardo José da Silva Abreu (Partido Socialista Brasileiro – PSB) +

Outra curiosidade é que, dessa lista, apenas o candidato de Novo Horizonte Do Norte não concorre à reeleição. Todos os outros 11 são os atuais responsáveis pela gestão das regiões onde concorrem.

O município de Ponte Branca conta com a menor quantidade de eleitores, sendo 2,1 mil pessoas aptas a votar neste ano. Já Chapada dos Guimarães, será a cidade de chapa única com mais eleitores dentre os 12 munícipios, pois possui 18,1 mil eleitores registrados.

Em eleições com candidaturas únicas, caso a quantidade de votos nulos seja maior que 50% dos votos a favor do candidato, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marca uma nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias, após o anúncio da nulidade, segundo o artigo 224 da lei nº 4.737.

Redação: AtualMT.

Últimas notícias