Mato Grosso,

quinta-feira, 3

de

outubro

de

2024
No menu items!


 

InícioDestaquesTrês presidiários fogem da PCE; dois são membros de facção em MT

Três presidiários fogem da PCE; dois são membros de facção em MT

Os presidiários Josenias Alves Baia, de 28 anos, Paulo Ricardo de Jesus Oliveira, de 35 anos, e Vitor Erick da Silva Batista, de 24 anos, fugiram Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (15). A fuga foi confirmada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

As circunstâncias da fuga serão apuradas tanto na esfera administrativa quanto na esfera criminal, segundo a Pasta, que não informou quaisquer outros detalhes sobre o caso.

Segundo informações disponíveis no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Josenias é o autor do homicídio de Guilherme Henrique da Silva Guimarães, ocorrido no dia 8 de dezembro de 2021. O criminoso, no mesmo dia, tentou matar a ex-companheira, que namorava com a vítima Guilherme. Momentos antes, Josenias e um comparsa estavam no Mercado Castro, em Rondonópolis, quando chegaram a ex e Guilherme. Assim que o casal deixou o local, Baia e o comparsa seguiram o veículo de Guilherme e, assim que emparelharam a motocicleta com o carro, efetuaram os disparos, que atingiram as vítimas.

Poucos dias antes do crime, Josenias foi intimado a comparecer à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis para prestar depoimento no inquérito policial que apurou sua conduta criminosa de lesão corporal contra a ex-companheira. As investigações apontam que um homem “padrinho” de Josenias na facção Comando Vermelho (CV) ligou para ex-mulher e a ameaçou veladamente caso ela continuasse com a acusação de agressão contra Josenias, dizendo que “isso a prejudicaria.

Em 13 de março de 2015, em Jaciara, Paulo Ricardo de Jesus Oliveira, conhecido como ‘Paulinho Baco-Baco’, e um comparsa apelidado de ‘Maranhão’ tentaram matar um homem devido a uma dívida de R$ 30 em drogas. A vítima pagou R$ 50 e pediu o troco, mas ‘Maranhão’ se negou a pagar e tentou agredi-la.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

No mesmo dia, armados com um revólver, ‘Paulinho Baco-Baco’ e ‘Maranhão’ foram até a casa da vítima. ‘Paulinho’ desceu da motocicleta e, ao se aproximar, disparou três vezes contra a vítima, atingindo seu rosto e costas, resultando em graves lesões. A vítima foi socorrida.

Em 2022, Vitor Erik da Silva e outros criminosos sequestraram e assassinaram David Gilmour Cecílio, um jovem vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), no bairro Jardim Maria Vetorasso, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá). David foi levado ao “Tribunal do Crime” e, após o veredito, sua morte foi decretada por membros da facção “Comando Vermelho”. Durante a ação, ele tentou fugir, mas foi alvejado por diversos disparos em plena via pública, resultando em sua morte no local.

Últimas notícias