Armas não letais ajudam a promover o uso proporcional e razoável da força pelas Forças de Defesa e agentes da lei
Uma equipe de treinamento da empresa Condor – Tecnologias não Letais – ministrou um curso no município de Sinop, às Guardas Municipais, com atividades teóricas e práticas, com intuito de mostrar os produtos da empresa, seu emprego e seus efeitos. Com aulas teóricas e práticas, o secretário de Defesa Social de Várzea Grande, Cel Alessandro Ferreira da Silva, na companhia do Comandante Interino, Inspetor Alexander Gouveia Ortiz, puderam verificar in loco, soluções inovadoras em segurança pública.
“Foi apresentado o conceito “Não Letal”, como os agentes químicos (pimenta e lacrimogêneo), tecnologias em sprays disponíveis, tipos e formas do agente e conceitos teóricos e práticos de contaminação e descontaminação e o uso das TNL Condor. A troca de conhecimentos e experiências proporcionada por este evento contribuirá para a construção de um ambiente mais seguro e harmonioso para todos os cidadãos de Várzea Grande, quando empregado o uso destes equipamentos no combate à criminalidade em operações que garantem a Lei e a Ordem, disse o Cel. Alessandro Ferreira da Silva.
Explica o Cel. Alessandro que o evento que ocorreu no dia 19 deste mês, foi ministrado o curso em dois locais no município de Sinop, sendo a parte teórica na Sede Administrativa do Sindicato dos Servidores Públicos de Sinop e a parte prática na Associação dos Servidores Públicos de Sinop, Zona Rural, para maior segurança e agilidade no curso.
“A ação reforça nosso compromisso com a segurança pública de inovar e proporcionar a nossa corporação novas tecnologias em segurança, uma vez que existem métodos mais seguros tanto para a população quanto para corporação, por exemplo se tiverem que agir em grandes eventos, com aglomerado de pessoas que exigem dispersão de pessoal, ou contenção de grupos. Precisamos conhecer, experimentar e verificar os prós e contra na adoção de cada equipamento. Somos uma guarda armada, e precisamos acompanhar o que há de melhor na evolução tecnológica de armas, por exemplo não letais”, disse ele.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Sendo a empresa Condor, uma das maiores fabricantes de armas não letais do mundo, o intuito de aumentar o nível de conhecimento das tecnologias atualmente em uso e em desenvolvimento no país, nos motiva a aplicação de técnicas em futuras operações ou adoção desses equipamentos, cujo tema será tratado junto ao Executivo Municipal. Não tenho dúvidas que a utilização de armas e produtos não letais é fundamental para a redução de riscos em situações de confronto. Ao investir na capacitação e na atualização de seus equipamentos, e novas tecnologias além de estratégias, são alternativas salutares que vão ajudar a minimizar danos e preservar vidas. Com certeza é um marco na modernização e aprimoramento das capacidades operacionais na atualização desses equipamentos”, disse Cel. Alessandro, lembrando que a Guarda Municipal já possui alguns equipamentos não letais.
Informa ainda o Cel Alessandro, que a secretaria de Defesa Social, já possui o Planejamento Estratégico, para aquisição de mais equipamentos não letais, inclusive aprovado pelo Exército Brasileiro.
“Estes novos equipamentos poderão ser utilizados inclusive, pela equipe da Patrulha Maria da Penha, pelas rondas nas escolas, e em eventos de grandes públicos, além do dia-a- dia no patrulhamento das equipes. As armas não letais, incluindo munição de borracha de impacto controlado, granadas de fumaça, granadas de mão explosivas e de fumaça, pirotecnia, kits de operação tática, sprays, drones com agentes químicos irritantes e recursos de comando e controle, dispositivos elétricos incapacitantes e câmeras corporais com reconhecimento facial, são exemplos dessas novas tecnologias que estamos falando, que podem ser melhor utilizadas pelas equipes da Guarda Municipal, uma vez que em seu território, é a primeira força de segurança a chegar em um local de conflito e poderá já adotar medidas com estas armas e iniciar a contenção de uma situação dessa , até a chegada de mais Forças de Segurança. O que previne e salva vidas”, explicou o Cel. Alessandro.
Acompanharam também o Secretário Municipal de Defesa Social, os Guardas Municipais, o Inspetor Amarildo Arruda – Coordenador de Ensino e Instrução que buscaram os novos conhecimentos sobre as armas não letais para levarem a todos os Guardas Municipais de Várzea Grande que deverão, nos próximos dias, renovar a habilitação para o uso das armas não letais, visando aplicar tais recursos e ferramentas nas atividades da corporação.