Todos os polos de atuação estarão abordando o tema bem como os tipos de violação de direitos.
O mês de junho não é só de comemoração aos santos Antônio, João e Pedro, mas se consolida também como um mês de mobilização para a conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Mas que um período de reflexão, é também um momento de conscientizar essa parcela da população sobre os vários tipos de violação, como a violência física, psicológica, patrimonial, sexual, abandono e discriminação.
“Esses atos muitas das vezes passam despercebidos e, infelizmente, é uma realidade que afeta milhares de idosos, em todo o mundo, e que também está presente em nossa sociedade. Para combater esses tipos de violência é preciso despertar, principalmente no idoso, a importância de se relatar a forma em que seus direitos estão sendo violados”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.
A gestora explica que em Várzea Grande muitos idosos participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e que durante os encontros, várias atividades são realizadas, além de palestras com tema motivacional, orientações jurídicas e neste mês de junho, estamos intensificando o tema: Combate à Violência contra a Pessoa Idoso. “A data é celebrada anualmente no dia 15 de junho, mas durante todo o mês os polos que atuam com o Serviço de Convivência estarão dando ênfase ao assunto”, explicou a secretária.
Ontem no polo do Marajoara – que integra o Centro de Referência em Assistência Social, unidade São Mateus – a orientadora social Lindalva Marques, durante o encontro semanal, abordou o tema com o seu grupo da terceira idade. “O encontro foi pautado nas questões que envolvem a agressão contra os idosos e a importância de se falar sobre esse assunto. É importante despertar na sociedade essa conscientização, mas é tão importante também que os idosos denunciem as agressões sofridas, independente da forma como ela tem sido praticada”, observou.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
A orientadora social destacou ainda que além das mensagens sobre o tema, os idosos participaram também de sessão de fotos com um painel criado especificamente para lembrar a data e o mês de mobilização e combate à violência dos idosos.
A coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, disse que Várzea Grande vem construindo a cada dia e de forma permanente, políticas públicas voltadas à terceira idade. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua também com o grupo de idosos e de forma acolhedora, realiza semanalmente os encontros para um momento de descontração, e também de informação. Temos vários pólos que trabalham com esses grupos além do Centro de Convivência Vovô Zeid onde mais de 150 idosos participam das oficinas realizadas no local, bem como das atividades físicas de baixo impacto e culturais. O centro hoje é referência para outros municípios, numa demonstração de que essa gestão cuida e zela pela população idosa”, completou.
15 DE JUNHO: A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violação à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com a realização de campanhas em todo o mundo para sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra os idosos. O objetivo principal deste dia é criar uma conscientização mundial, social e política sobre a existência dessa violência.