Uma das ações da corporação é a realização de visitas a empresas da cidade que possuem um grande número de motoristas em sua equipe. Essas visitas têm como objetivo informar sobre as leis e regras de trânsito, além de fornecer material educativo
O objetivo da Guarda Municipal de Várzea Grande é proporcionar à população uma cidade segura, onde seja possível transitar pelas ruas com tranquilidade, respeitando as leis e regulamentos de trânsito. Como parte de suas medidas preventivas, a Guarda Municipal realiza visitas em empresas locais que contam com um número significativo de motoristas, seja para serviços de entrega ou transporte.
“Essa ação visa proteger a população, conscientizando os motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes. Durante nossas palestras nas empresas, destacamos a relevância da prevenção de acidentes e orientamos sobre as condutas adequadas ao volante, além de distribuir material educativo”, explicou o subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Gouveia Ortiz.
Alexander Ortiz também mencionou uma visita recente à empresa Energisa, concessionária de energia do estado, que possui mais de 1.200 colaboradores na região metropolitana. A comissão de prevenção a acidentes da empresa agendou a ação da Guarda Municipal, fortalecendo a parceria já existente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, em iniciativas educativas. “Precisamos de paz no trânsito, a verdade é essa. Porque quando vemos os números de acidentes e como eles acontecem, percebemos que mais de 99% deles poderiam ser evitados. Por isso, nós temos essa ação educativa de ir às empresas”, disse Ortiz.
“Os agentes trouxeram dados que mostram as causas da maioria dos acidentes, tipo o uso de celular ao volante, pode ocasionar batidas em postes de energia, o que causa mais transtorno ainda para a população. Batidas em postes já somam mais de 400 em Mato Grosso em 2024. Cerca de 143 mil clientes afetados. Mas o mais fundamental aqui é a vida das pessoas. Quando essas batidas acontecem, além da colisão, há risco de as redes de energia caírem sobre os veículos. E nós já tivemos óbitos no estado. Então é preciso ter muita atenção”, reforçou Luís Fernando, represente da Energisa e integrante da comissão de prevenção a acidentes da Energisa.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“A Atenção deve ser de todos os motoristas, e evitar esta prática porque, os dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) mostram que digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Olha o perigo”, exemplificou Luiz Fernando.
Além do uso de celular, o subcomandante da Guarda Municipal alertou sobre outros fatores de risco, como dirigir sob sono, pressa para cumprir prazos e a realização de múltiplas infrações de trânsito. A conscientização e a adoção de medidas preventivas são essenciais para garantir a segurança de todos no trânsito.
O Secretário Municipal de Defesa Social, Cel Alessandro Ferreira da Silva, pontuou a importância do trabalho preventivo realizado pela GMVG, ressaltando que prevenir acidentes é mais eficaz e econômico do que lidar com suas consequências. Ele mencionou o compromisso firmado pelo município de Várzea Grande junto com o Governo do Estado de Mato Grosso e a Secretaria Nacional de Transportes – a SENATRANS -, órgão ligado ao Ministério dos Transportes, um termo de compromisso de adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, – PNATRAN – no mês de setembro de 2022, mantendo desde aquela data reuniões mensais.
O PNATRANS foi criado pela Lei Federal nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que acrescenta o art. 326-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. O Secretário Alessandro afirma que as reuniões mensais Grupo de Trabalho do PNATRAN, realizadas desde outubro de 2022, objetivam planejar e traçar estratégias conjuntas de atuação de forma proativa para o cumprimento do estabelecido no termo de compromisso de redução de mortes no trânsito.
“Objetivam ainda envidar esforços para integrar os órgãos para execução das ações, além de realizar um Planejamento conjunto visando a redução do número de mortes e lesões de trânsito, promover a elaboração de projetos para a captação de recursos financeiros e estimular a ampliação e promoção do PNATRANS no Estado. Tudo com o objetivo comum de buscar um trânsito mais seguro e menos violento”, disse o secretário de Defesa Social.