Mato Grosso,

sexta-feira, 20

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralSenado vai doar livros para bibliotecas atingidas pelas enchentes no RS, diz...

Senado vai doar livros para bibliotecas atingidas pelas enchentes no RS, diz Paim

O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou, em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (10), que o Senado Federal vai ajudar a recompor as bibliotecas de universidades e institutos federais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Segundo Paim, será doado um exemplar de cada publicação já editada pelo Senado, abrangendo selos das edições técnicas e do Conselho Editorial. Ele explicou que a doação de livros é vista como uma medida emergencial de apoio à recuperação educacional das instituições atingidas pelas chuvas.

— Eles agradeceram muito, porque, neste momento, o Rio Grande do Sul precisa, claro, de alimento, de roupa, de auxílio; precisa de doação, e está vindo de todas as partes do Brasil e também [do exterior]. Mas eles acharam muito simbólico que, ali na Comissão de Direitos Humanos, [ocorresse o anúncio] dos livros, a importância de se entregarem livros, porque eles perderam muito das suas bibliotecas com a enxurrada. A tragédia das chuvas e enchentes atingiu as universidades e os institutos federais no estado. Claro, não são todos, mas os que foram atingidos serão beneficiados — explicou.

Paim destacou a gravidade dos danos causados pelas enchentes e afirmou que, de acordo com levantamentos preliminares, vão ser necessários aproximadamente R$ 124 milhões para recuperar as estruturas das universidades e dos institutos federais danificadas pelas chuvas. Além disso, ele apontou que o ensino superior na região necessitará de um ano para retornar ao nível de atividades que mantinha antes da catástrofe. 

O parlamentar também registrou que os reitores de universidades federais do Rio Grande do Sul e dos institutos federais do estado, além de secretários do Ministério da Educação (MEC) se reuniram para apresentar um projeto para combater a questão do desastre climático.

— Antes do nosso encontro, os reitores participaram de um evento no Palácio do Planalto com o presidente Lula, onde foram apresentadas, pelo governo federal, algumas medidas para o ensino superior do país, entre elas a criação de vagas — porque aqui aprovamos, inclusive nas universidades federais, vagas para indígenas e quilombolas. Já tínhamos para negros e negras, então foram incluídas para indígenas e quilombolas. O ministro da Educação, Camilo Santana, nesse mesmo evento no Palácio, confirmou a instalação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul — informou.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias