Pela primeira vez, os acadêmicos do 3º ao 5º semestres de Direito da Faculdade Invest- Campus de Cuiabá, participaram do projeto Nosso Judiciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Os futuros profissionais conheceram um pouco do funcionamento da Justiça Estadual, assistiram à sessão de julgamento da Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo, presidida pelo desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, que desejou sucesso na carreira dos acadêmicos.
Durante a sessão, os estudantes puderam observar a interação entre os magistrados e sustentação oral de advogados. “Quando o aluno chega numa sessão de julgamento, vivencia e sente aquela experiência, conversa com magistrados e servidores, ele é capaz de ter uma noção real do papel do Judiciário como guardião dos Direitos, como instituição que tutela os direitos da sociedade. É um projeto incrível, o Tribunal está de parabéns”, enalteceu o professor que acompanhou as turmas, Thomas Ubirajara Caldas de Arruda.
A visita continuou no Espaço Memória, onde os alunos conheceram o acervo com documentos e peças antigas que contam a história dos 150 anos de evolução do judiciário Mato-grossense e assistiram palestras da Diretoria das Câmaras Reunidas sobre atribuições do órgão e Processo Judicial Eletrônico. Também tiveram a oportunidade de conversar com a juíza da 1ª Turma Recursal, Jaqueline Cherulli, que falou sobre os 26 anos de carreira na magistratura, entregou aos acadêmicos uma cartilha sobre Guarda Compartilhada e um Glossário Jurídico para auxiliar nos estudos. “É um momento de acolhimento, de incentivá-los na busca dos projetos e dos sonhos que eles trazem. Eu gosto muito quando tenho oportunidade de fazer essa aproximação e ter essa vivência aqui no Tribunal, porque a vinda deles torna vivo esse projeto que eu acho maravilhoso”, pontuou a magistrada.
Para a estudante do 3º semestre de Direito, Milena Marinho, a experiência que alia teoria à prática, foi enriquecedora. “Uma experiência totalmente diferente por conta de tudo que aprendemos hoje, essa aproximação que tivemos, sair de sala de aula e assistir uma sessão plenária com os desembargadores, ver sustentações orais, foi incrível saber como funciona e deu uma expectativa para nós, um sonho de alguns anos sermos magistrados, advogados, foi incrível”, concluiu.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: primeira foto mostra os estudantes sentados e assistindo à sustentação oral de uma advogado. Foto 2: imagem na horizontal no Espaço Memória do TJMT, em que a juíza Jaqueline Cherulli posa para uma foto com parte da turma de acadêmicos da Invest Cuiabá. Ela tem cabelo preto curto, está ao centro de vestido e blazer azul ladeada pelo estudantes. Foto 3: imagem colorida da estudante Millena concedendo entrevista à TVJUS, ela tem cabelos pretos lisos na altura dos ombros, está de camisa preta e blazer preto.
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br