A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou na terça-feira (04) três projetos de lei que renomeiam trechos rodoviários e um túnel em homenagem a personalidades locais que contribuíram para suas comunidades.
O PL 1.675/2022 denomina Perimetral Sérgio Lobato Machado o trecho de 15 quilômetros que liga a BR-277 à Ponte da Integração, conectando Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu (PR). A proposta, da Câmara dos Deputados, teve parecer favorável da relatora, senadora Margareth Buzetti (PSD-MT).
“Gostaríamos de nos subscrever à homenagem que aqui se presta ao saudoso Sérgio Lobato Machado, ilustre cidadão de Foz do Iguaçu, cidade pela qual lutou e trabalhou para trazer mais desenvolvimento e turismo desde que nela chegou nos idos de 1950”, afirma Buzetti.
Sérgio Lobato Machado nasceu em Curitiba em 1940, mudou-se para Foz do Iguaçu na década de 1950 e foi um articulador para a construção de infraestruturas importantes, como a Ponte da Fraternidade e a Ponte da Integração. Machado morreu em 2021, vítima da covid-19.
O túnel da BR-101 no Morro do Formigão, em Tubarão (SC), passará a se chamar Túnel Willy Alfredo Zumblick, conforme o PL 4.632/2019. O relator do projeto, senador Esperidião Amin (PP-SC), elogiou o legado artístico de Zumblick, um artista plástico nascido em 1913 em Tubarão, que produziu mais de 5 mil telas e participou de mais de 600 exposições ao longo de sua carreira.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Zumblick retratou aspectos das tradições, cultura e história catarinenses, como a Bandeira do Divino, Contestado, Anita Garibaldi, Boi de Mamão, rendeiras e imigrantes”, diz Esperidião Amin.
Sua obra inclui o Monumento ao Caminhoneiro, uma escultura de 4,3 metros próxima ao túnel.
A CI também aprovou o PL 4.633/2023. O projeto nomeia o trecho da BR-135, que atravessa São Domingos do Maranhão (MA), como Avenida Prefeito Francisco Alves Andrade. Proposto pelo senador Weverton (PDT-MA) e relatado pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), o texto homenageia o ex-prefeito conhecido como Chico do Horácio, morto em 2009, reconhecido por seus serviços à população do município.
“O costume de batizar com nomes de cidadãos notáveis os logradouros e vias, concede maior identificação, e até personalidade própria a estes locais. Bem mais que a frieza dos números, esta deferência serve para notabilizar não apenas os homenageados, como também o próprio município e seus cidadãos”, explica Weverton.
Os três projetos seguem agora para sanção, caso não haja recurso para votação em Plenário.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Guilherme Oliveira
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado