Mato Grosso,

domingo, 24

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralConselho de Comunicação Social tem novos membros empossados

Conselho de Comunicação Social tem novos membros empossados

Foram empossados nesta segunda-feira (3) sete novos membros do Conselho de Comunicação Social (CCS). Os demais conselheiros já haviam sido eleitos anteriormente.

Composto por 13 conselheiros titulares e 13 suplentes, o CCS é um colegiado do Congresso Nacional que realiza estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações a respeito do tema da comunicação social no Brasil.

Previsto pela Constituição de 1988, o CCS foi regulamentado pela Lei 8.389, de 1991, e é composto por membros da sociedade civil, representantes das empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros com notórios conhecimentos na área de comunicação social e representantes das categorias profissionais dos jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo. Os conselheiros são eleitos pelo Congresso dentre nomes indicados por entidades representativas dos setores da comunicação social.

Tomaram posse nesta segunda (3) os conselheiros:

  • Samir Nobre Maia, representante titular das empresas de televisão;
  • João Camilo Júnior, representante suplente das empresas de televisão;
  • Júlio César Vinha, representante suplente das empresas de imprensa escrita;
  • Ana Flávia Cabral Souza Leite, representante titular da categoria profissional dos artistas;
  • Débora Duboc Garcia, representante suplente da categoria profissional dos artistas;
  • Angela Cignachi Baeta Neves, representante titular da sociedade civil;
  • Marcos Vinícius Bennett Ferreira e Camila Leite Contri, representantes suplentes da sociedade civil.

O conselheiro Rafael Menin Soriano, representante titular das empresas de imprensa escrita, tomará posse em 1º de julho.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A conselheira Ana Flávia Cabral é advogada, professora da FGV e superintendente-geral e vice-presidente do Conselho da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. 

— É uma instituição de direito privado, porém um grande estandarte da cultura da música brasileira. Nosso projeto de educação musical está em 12 estados do Brasil. Então, contem comigo. 

A conselheira Camila Contri é membro do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) e professora universitária. Ela disse que o Idec existe há quase 40 anos.

— Queria reiterar também a necessidade de a gente contextualizar a comunicação social frente às novas tecnologias. 

Jornalista, advogado e servidor público do Senado, o conselheiro Marcus Vinicius Bennett Ferreira disse que representa a organização Roda Educativa, voltada à educação pública.

— A ideia deles é trabalhar com jovens, com adolescentes, para que esses jovens possam exercer o direito de aprender e de se desenvolver integralmente tanto em educação quanto em comunicação.

A conselheira Angela Cignachi é advogada e representa o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral.

— Acho que, quando se fala em comunicação social, nós temos muitos, inúmeros aspectos que a gente deve e pode debater aqui, seja auxiliando projetos de lei, seja auxiliando o Congresso nas pautas relacionadas à comunicação social.

Atriz, a conselheira Débora Duboc disse que trará aos debates do CCS a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras do audiovisual, do teatro, do circo e da dança. 

O presidente do CCS, conselheiro Miguel Matos, deu posse aos novos membros e comemorou a composição.

— É muito bom que o Conselho agora esteja completo e com isso a gente possa trabalhar. Sejam todos bem-vindos, e, no que depender deste presidente e, com certeza, da vice-presidente, estaremos aqui empenhados em auxiliar a todos. Nosso corpo de auxiliares do Senado Federal é absolutamente perfeito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias