Destinada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, em todas as 24 ESF do município
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até o dia 14 de junho a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, em todas as 24 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município.
O público-alvo da campanha são crianças a partir de 1 ano até menores de 5 anos. É crucial que os pais e responsáveis levem suas crianças para receber a vacina, pois após os cinco anos completos, a criança não pode mais ser vacinada contra a poliomielite, o que pode causar a paralisia infantil.
A secretária de Saúde, Maria das Graças Metelo, destacou a importância dessa medida: “É fundamental que mães, pais e responsáveis levem suas crianças para vacinar, pois após os cinco anos completos a criança não pode mais ser vacinada contra a poliomielite. O Ministério da Saúde não recomenda a dose após essa idade, por isso a importância de vacinar o quanto antes”.
A vacinação só será realizada com as doses orais para as crianças que já completaram o esquema vacinal primário (VIP) de três doses da vacina intramuscular. Esse cuidado garante que a imunização seja efetiva e segura como explica Relva Cristina de Moura Teixeira, superintendente de Vigilância em Saúde do município:
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Quando os pais levam as crianças para vacinar nas unidades de saúde, é verificada a atualização da carteira vacinal. No caso da poliomielite, verificamos se a criança completou o esquema vacinal primário, chamado de VIP, com três doses da vacina intramuscular, para então receber a dose em gotas”, detalhou.
A campanha visa proteger as crianças contra a poliomielite, doença grave e altamente contagiosa, que pode causar paralisia permanente. A Prefeitura de Várzea Grande reafirma seu compromisso com a saúde pública e pede a colaboração de toda a comunidade para que as metas de vacinação sejam alcançadas e a doença continue erradicada no país.
A DOENÇA – A poliomielite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa principalmente através do contato com fezes contaminadas ou, menos frequentemente, através de gotículas expelidas pela boca de uma pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer ao tocar superfícies, alimentos ou água contaminados pelo vírus.
A poliomielite pode causar paralisia permanente, principalmente nas pernas, e, em casos graves, pode ser fatal se os músculos respiratórios forem afetados. A vacinação nos primeiros anos de vida é única a forma de prevenção, impedindo a propagação do vírus e protegendo as crianças contra essa doença incapacitante.