Medida beneficia o comércio local e o setor de turismo, com a possibilidade de viagens e atividades de lazer. E, não se aplica aos serviços essenciais que continuarão operando normalmente
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, decretou ponto facultativo no âmbito do Poder Executivo Municipal na sexta-feira, 31 de maio de 2024. A decisão foi tomada em virtude do feriado nacional de Corpus Christi, que será celebrado na quinta-feira, 30 de maio.
O feriado de Corpus Christi, celebrado 60 dias após a Páscoa, é uma data móvel que sempre cai em uma quinta-feira. Esta celebração, cujo nome significa “Corpo de Cristo” em latim, é marcada por procissões e missas em homenagem à Eucaristia, um dos sacramentos mais importantes da Igreja Católica. A tradição inclui a confecção de tapetes de flores e serragem pelas ruas onde as procissões passam, formando desenhos religiosos.
O decreto, assinado pelo prefeito Kalil Baracat, foi estabelecido conforme as atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica Municipal de Várzea Grande, especificamente pelo artigo 69, inciso VI.
“Importante ressaltar que o decreto não se aplica aos serviços de plantão e às atividades essenciais que não permitem interrupções, garantindo que serviços de saúde, segurança e outros serviços públicos essenciais continuem funcionando normalmente”, pontuou o procurador-geral do município, Jomas Fulgêncio de Lima Júnior.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
O procurador-geral acrescenta que a medida também espera beneficiar o comércio local e o setor de turismo, com a possibilidade de viagens e atividades de lazer. A Prefeitura de Várzea Grande reforça que todos os serviços essenciais continuarão operando normalmente e que a população não será prejudicada com a medida, e que o ponto facultativo não se aplica ao comércio local.