Na sessão plenária extraordinária, realizada por videoconferência na tarde de segunda-feira (20), o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou seis proposituras, sendo quatro requerimentos e duas indicações. São proposições que atendem os profissionais da área de segurança pública e solicitações de informações sobre concurso público do socioeducativo e esclarecimentos junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O deputado ainda requereu informações junto ao prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio.
Em um dos requerimentos, o deputado solicitando informações das secretarias de estado de Planejamento e a de Segurança Pública sobre o concurso público nº 01/2018 da antiga Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para contratação de assistentes e agentes de segurança para o sistema socioeducativo.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Esse pessoal que passou no concurso está muito preocupado porque o governador abriu edital de contratação temporária para agentes exercerem essas funções, tomando o lugar deles, legalmente aprovados em concurso do [sistema] socioeducativo de Mato Grosso”, declarou.
Já em outro requerimento, o deputado pediu informações da Seduc sobre as atividades pedagógicas desenvolvida para os alunos da rede pública estadual na metodologia de Ensino à Distância (EaD) por conta da suspensão das aulas devido à pandemia do coronavírus.
INDICAÇÕES PARA SEGURANÇA PÚBLICA – O parlamentar pediu ao Governo que desenvolva medidas urgentes para viabilizar a concessão de adicional de insalubridades aos agentes de segurança do Sistema Socioeducativo e aos peritos oficiais criminais, durante a pandemia de Covid-19. Também solicitou o adiantamento do 13º salário dos servidores públicos denominados auxiliares, assistentes e profissionais de nível superior do Sistema Prisional do Estado de Mato Grosso.
“Na semana passada já tinha feito essas duas indicações para atender várias categorias das áreas de Segurança Pública e da Saúde, que estão na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus”, completou.
REQUERIMENTOS PARA O PREFEITO RONDONÓPOLIS – O deputado ainda requereu informações do prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, sobre possíveis descasos e recusas nos atendimentos as pessoas que buscam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis, com enfermidades diversas à Covid-19.
“Muitas reclamações que estão chegando à nossa equipe sobre o atendimento da UPA. Pessoas que saem de lá e vão para em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quase perdendo a vida, por conta de possíveis descasos. E como eu disse, não é só a Covid-19, temos doenças graves que não param de ocorrer”.
Por fim, o deputado quer saber do prefeito José Carlos do Pátio informações a respeito da Casa de Apoio e Proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Rondonópolis.
“Já fizemos diversas solicitações neste sentido e queremos saber quais medidas a gestão municipal implementa no combate à violência contra a mulher, se vão disponibilizar essa Casa de Apoio e qual o prazo para ser entregue à população. O assunto é de extrema relevância porque dados têm mostrado aumento de violência doméstica durante o isolamento social por conta da pandemia”, concluiu o deputado.