Assessoria/Polícia Civil-MT
A Polícia Civil em parceira com a Secretaria de Saúde do município de Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá) esteve, na manhã desta quinta-feira (16.04), no posto de saúde do projeto de assentamento Jaraguá. A visita tinha o objetivo de verificar a estrutura do prédio para receber a Unidade de Auto Atendimento Policial para registro de boletins de ocorrência no site da Delegacia Virtual.
O equipamento foi construído com materiais inservíveis e recuperáveis como gabinetes de madeira, computador, monitor, mouse e teclados da Delegacia de Água Boa.
A Unidade de Auto Atendimento foi o meio encontrado para proporcionar aos moradores do assentamento o acesso ao site da Delegacia Virtual, permitindo assim o pré-registro e registros de boletins de ocorrências on-line, além da formulação de denúncias.
Para o funcionamento do projeto foi firmado uma parceria com a Secretaria de Saúde de Água Boa que prontificou em fornecer o espaço, energia e ponto de conexão com a internet, no Posto de Saúde da Agrovila do Projeto de assentamento Jaraguá.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
A Unidade de Auto Atendimento foi idealizada a partir da análise de dados preliminares obtidos na pesquisa de mestrado sociologia do investigador Aurélio Mendanha da Silva. A pesquisa tinha como foco entender por que moradores dos assentamentos rurais de Água Boa tendem a não registrar ocorrências criminais.
Em análise das informações geradas pela pesquisa, o investigador e o delegado Gutemberg de Lucena Almeida constataram um baixíssimo número de registros de ocorrências nos assentamentos, identificando que parte do problema é influenciada pela distância geográfica dos lotes de terras até a delegacia do município.
A situação ainda foi agravada pela condição de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.
Estiveram presentes na visita o secretário de saúde do município, Jader Bahia, o delegado Gutemberg de Lucena e o investigador Aurélio Mendanha, respeitando a determinação de utilização de equipamento de proteções individuais e outras recomendações de prevenção ao Covid-19.
Segundo o delegado, o projeto será estendido a outras comunidades da zona rural de Água Boa sendo também feito um trabalho informativo e de orientação sobre como utilizar o site da Delegacia Virtual. “É uma alternativa inovadora que visa atender comunidades mais distantes das cidades, oportunizando o acesso a todos, especialmente em tempos de distanciamento social”, disse o delegado.