Mato Grosso,

domingo, 24

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíciaPolícia Civil de Água Boa cria terminal de autoatendimento para registro de...

Polícia Civil de Água Boa cria terminal de autoatendimento para registro de ocorrências na zona rural

.

Assessoria/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil em parceira com a Secretaria de Saúde do município de Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá) esteve, na manhã desta quinta-feira (16.04), no posto de saúde do projeto de assentamento Jaraguá. A visita tinha o objetivo de verificar a estrutura do prédio para receber a Unidade de Auto Atendimento Policial para registro de boletins de ocorrência no site da Delegacia Virtual.

O equipamento foi construído com materiais inservíveis e recuperáveis como gabinetes de madeira, computador, monitor, mouse e teclados da Delegacia de Água Boa.

A Unidade de Auto Atendimento foi o meio encontrado para proporcionar aos moradores do assentamento o acesso ao site da Delegacia Virtual, permitindo assim o pré-registro e registros de boletins de ocorrências on-line, além da formulação de denúncias.

Para o funcionamento do projeto foi firmado uma parceria com a Secretaria de Saúde de Água Boa que prontificou em fornecer o espaço, energia e ponto de conexão com a internet, no Posto de Saúde da Agrovila do Projeto de assentamento Jaraguá.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A Unidade de Auto Atendimento foi idealizada a partir da análise de dados preliminares obtidos na pesquisa de mestrado sociologia do investigador Aurélio Mendanha da Silva. A  pesquisa tinha como foco entender por que moradores dos assentamentos rurais de Água Boa tendem a não registrar ocorrências criminais. 

Em análise das informações geradas pela pesquisa, o investigador e o delegado Gutemberg de Lucena Almeida constataram um baixíssimo número de registros de ocorrências nos assentamentos, identificando que parte do problema é influenciada  pela distância geográfica dos lotes de terras até a delegacia do município.

A situação ainda foi agravada pela condição de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Estiveram presentes na visita o secretário de saúde do município, Jader Bahia, o delegado Gutemberg de Lucena e o investigador Aurélio Mendanha, respeitando a determinação de utilização de equipamento de proteções individuais e outras recomendações de prevenção ao Covid-19.

Segundo o delegado, o projeto será estendido a outras comunidades da zona rural de Água Boa sendo também feito um trabalho informativo e de orientação sobre como utilizar o site da Delegacia Virtual. “É uma alternativa inovadora que visa atender comunidades mais distantes das cidades, oportunizando o acesso a todos, especialmente em tempos de distanciamento social”, disse o delegado.

 

 

Fonte: PJC MT

Últimas notícias