Mato Grosso,

sexta-feira, 29

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioAgronegócioProjeto de Lei propõe aumento da alíquota de exportação de animais vivos...

Projeto de Lei propõe aumento da alíquota de exportação de animais vivos para combater o sofrimento durante o transporte

Está em andamento na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 786/24, que visa aumentar a alíquota mínima do imposto de exportação de animais vivos, como gado e equinos, para 50%. Atualmente, a alíquota básica é de 30%, podendo ser ajustada pelo governo conforme as necessidades econômicas e comerciais do país.

O autor do projeto, deputado Nilto Tatto (PT-SP), justifica a medida como forma de desencorajar uma prática associada ao sofrimento animal durante o transporte. O PL 786/24 exclui operações sem fins lucrativos, como aquelas destinadas a instituições que promovem o bem-estar animal, do aumento do imposto.

Tatto argumenta que o título de “maior exportador de gado em pé do mundo”, com mais de 600 mil cabeças vendidas anualmente, mascara o sofrimento dos animais.

O projeto será avaliado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após a aprovação nessas comissões, seguirá para votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Fonte: Pensar Agro

Últimas notícias