Progresso das obras inclui a retirada de um sinaleiro, a criação de um novo retorno com semáforos e interdições parciais para melhorar o tráfego e segurança
Na manhã desta quarta-feira, dia 03 de abril, os motoristas que utilizam a Avenida da FEB devem ficar atentos. Estão programadas para este dia, três intervenções cruciais para a finalização do trecho do concreto sólido de acesso à estação do Bus Rapid Transit (BRT) na região do Aeroporto Marechal Rondon e que marcam a 7ª fase das obras na via.
Uma das intervenções mais importantes é a retirada do sinaleiro para retorno ao centro da cidade pela Avenida João Ponce de Arruda, em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, o que garantirá um fluxo corrente de veículos para quem vai no sentido de Cuiabá, principalmente em horários de pico.
A segunda intervenção foi a criação de um novo retorno 300 metros à frente, dando acesso à avenida João Ponce de Arruda ou ao centro da cidade pela rua Ademair de Matos (lateral da E.E. Militar Tiradentes Ten.Cel.PM Louirson Rodrigues Benevides).
Já a terceira intervenção foi a instalação de semáforos na altura dessa nova rota de retorno. Um para quem utiliza o retorno e outro no sentido Cuiabá/Várzea Grande, na Avenida da FEB. Ambos para garantir a segurança de motoristas e de pedestres.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Importante ressaltar que o desvio no trânsito na região da rotatória do aeroporto/shopping Várzea Grande, realizada em fevereiro deste ano e que passa em frente ao embarque e desembarque do Aeroporto, está mantido.
Segundo o Coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar Arruda, detalha: “A intervenção é necessária para adequação e finalização do trecho de concreto em frente ao aeroporto. A medida é temporária e visa reduzir o impacto no trânsito, principalmente em horários de pico, acelerando o fluxo de quem se desloca para Várzea Grande e Cuiabá, além é claro da segurança de motoristas e pedestres”.
Cidomar Arruda acrescenta que novas interdições parciais serão implementadas para minimizar o impacto no tráfego, liberando o fluxo de veículos em duas pistas assim que os novos asfaltos forem concluídos em cada trecho.
“A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, em conjunto com a Secretaria de Viação e Obras, está trabalhando em parceria com a SINFRA-MT e o Consórcio BRT, contando com o suporte dos órgãos de trânsito, Secretaria de Defesa Social, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito”, pontua.
O Secretário Breno Gomes ressalta a importância da conclusão rápida dos serviços para restaurar a normalidade no fluxo de veículos, aliviando o tráfego intenso em avenidas como a Mário Andreazza. Já o prefeito Kalil Baracat enfatiza a parceria com o Governador Mauro Mendes, destacando que o BRT é uma das maiores obras de mobilidade urbana para o município, proporcionando melhorias significativas no trânsito para toda a população várzea-grandense.
“A gestão municipal, juntamente com a equipe técnica, continua acompanhando de perto as obras do BRT, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade durante todo o processo de implementação do sistema de transporte. Os motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito, a intervenção desta quarta-feira marca mais um passo das obras do BRT em Várzea Grande, visando a segurança viária e melhorias no fluxo”, conclui o coordenador Cidomar Arruda.