Mato Grosso,

sexta-feira, 20

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasPrefeitura esclarece dúvidas sobre utilização de máscaras

Prefeitura esclarece dúvidas sobre utilização de máscaras

.

Desde segunda-feira, 13 de abril, em todo estado do Mato Grosso é obrigatório o uso de máscara de proteção facial para toda população. O objetivo é proterger-se da contaminação com o novo Coronavírus – Covid-19. Apesar da boa iniciativa, alguns cuidados devem ser tomados para que o acessório não perca sua funcionalidade e realmente proteja a população. Visando o uso correto deste EPI – Equipamento de Proteção Individual, a Prefeitura de Juína faz alguns esclarecimentos:

O QUE É EPI?

É a sigla para "equipamento de proteção individual". A nomenclatura, muito usada especialmente no setor de Segurança do Trabalho, designa qualquer dispositivo ou acessório de uso individual que sirva para proteger a pessoa de riscos à sua saúde e segurança. Equipamentos de proteção respiratória, como máscaras, são exemplos de EPIs.

PORQUE USAR A MÁSCARA? 

A máscara deve ser usada toda vez que as pessoas necessitarem sair de suas casas, mantendo a recomendação de apenas sair em casos extremamente necessários. O Ministério da Saúde indica ainda que a pessoa tenha uma máscara reserva para trocar quando necessário. Nunca compartilhe suas máscaras, elas são de uso pessoal.                                                      

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Mas atenção: esse uso não significa que as outras medidas preventivas — lavar as mãos com água e sabão, distanciamento social, evitar colocar as mãos no rosto— devam ser deixadas de lado.
POR QUANTO TEMPO POSSO USAR A MÁSCARA? 

As máscaras são utilizadas como barreiras físicas para as gotículas que podem carregar o vírus, a orientação é que o acessório seja trocado a cada duas horas, acima desse tempo a máscara perde sua eficácia. 

QUAIS SÃO OS MELHORES MATERIAIS PARA FAZER A MÁSCARA? 

As máscaras caseiras podem ser feitas de acordo com o gosto de quem vai usar, lisa, estampada, colorida, entre tantas outras formas. As pessoas precisam se atentar diretamente ao material que será usado e ao formato correto. A orientação do Ministério da Saúde é que os moradores optem por materiais de algodão, tricoline, TNT, e outros tecidos. Como a máscara exerce a função de barreira física, precisa ser confeccionada com duas camadas de pano e com alças e/ou elásticos para prender atrás das orelhas ou amarrar na nuca.

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TER PARA HIGIENIZAR A MÁSCARA?
Após o uso as máscaras devem ser lavadas com água sanitária, deixe as peças de molho por cerca de 10 minutos. Depois deixe secar ao sol e passe com ferro quente. Repita esse processo toda vez que retirar do rosto para higienizar.

COMO MANUSEAR AS MÁSCARAS? 
Para mexer nas máscaras é necessário que a pessoa higienize as mãos, no momento de colocá-la no rosto o certo é segurar pelas alças laterais, sem tocar a parte interna que ficará em contato direto com a boca e o nariz.

 

Acesse o link abaixo e confira o manual de produção de máscaras lançado pelo Ministério da Saúde:

https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/02/Minist–rio-da-Sa–de—Nota-t–cnica-sobre-uso-de-m–scara-caseiras.pdf

Fonte: AMM

Últimas notícias