Mato Grosso,

sábado, 18

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralCriação da Rota Turística do Caminho das Missões segue para sanção

Criação da Rota Turística do Caminho das Missões segue para sanção

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13), em Plenário, o projeto de lei da Câmara dos Deputados que cria a Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. A intenção é garantir o apoio de programas oficiais para a região. O PL 570/2022 segue para a sanção.

De acordo com o projeto, relatado pelo senador Jorge Seif (PL-SC), a rota inclui 26 municípios, entre eles São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Entre-Ijuís, Guarani das Missões, Salvador das Missões e Vitória das Missões.

A região inclui vários locais considerados patrimônios históricos e culturais. Nos séculos 17 e 18, jesuítas da Companhia de Jesus formaram povoados na região para catequizar as populações indígenas guaranis. As aldeias, chamadas missões ou reduções, foram atacadas e destruídas por tropas portuguesas e espanholas na Guerra dos Sete Povos, entre 1753 e 1756. Mas as ruínas dessas construções, tombadas pelo Iphan e inscritas na Lista do Patrimônio Mundial, são ponto de visitação turística.

Pelo texto, a criação da rota tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios e deve receber o apoio de programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo. O apoio poderá se dar na estruturação, na gestão e na promoção dos atrativos turísticos.

Ao defender a aprovação do projeto, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) destacou a importância da região para o Rio Grande do Sul e para a história do Brasil.

— É uma região produtora de soja e de outros produtos da nossa agropecuária, que vem se desenvolvendo de forma acelerada. Com esse passado histórico ligado às missões jesuíticas, constitui um patrimônio do nosso país e da história do mundo como um todo — disse Mourão.

Ao enaltecer as tradições do Rio Grande do Sul, o senador Esperidião Amin (PP-SC) cumprimentou o autor do texto, deputado Osmar Terra (MDB-RS), que esteve no Plenário para acompanhar a votação.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias