Localizada a 140 km de Vila Bela da Santíssima Trindade, a comunidade rural Santa Mônica foi a primeira a receber a série de mutirões realizada pela 25ª Zona Eleitoral, nesta terça-feira (05.03). Ao longo de todo o dia, na Escola Municipal Marechal Deodoro, foram realizados 144 atendimentos, entre alistamentos (1º título eleitoral), regularização, alteração de endereço, dentre outros.
Segundo a chefe de cartório da 25ª Zona Eleitoral, Adriana Ruzzante Gagliardi, esta é a localidade mais distante do município de Vila Bela, onde há posto de atendimento. “A gente está na fronteira com a Bolívia, o lugar mais longe da cidade. Este é aquele local de votação que foi criado em 2020, na comunidade Santa Mônica, e por conta da pandemia, não conseguimos fazer o mutirão desde então. Agora, neste dia de atendimento, tivemos bastante adesão, de manhã o local já estava cheio”, ressaltou.
O mutirão da Justiça Eleitoral de Mato Grosso prossegue em mais duas comunidades rurais de Vila Bela da Santíssima Trindade. Nesta quarta-feira (06.03) é a vez da Comunidade Santa Luzia, cujos atendimentos ocorrerão na Escola Municipal Santa Luzia, local de votação com 204 pessoas aptas ao voto. O cadastramento biométrico atingiu apenas 16,67% deste total.
O último dia (07.03) está reservado para o Assentamento Miura, que acaba de ganhar um local de votação. Ele funcionará no Posto de Saúde da comunidade, onde ocorrerão os atendimentos da Justiça Eleitoral. A intenção, neste caso, é cadastrar novos eleitores e eleitoras e/ou realizar a transferência de pessoas que votavam em outras localidades mais distantes.
O horário de atendimento nos dois locais será das 8h às 17h. Serão oferecidos serviços de alistamento (1º título), revisão, transferência, segunda via e cadastramento biométrico. A coleta da biometria, inclusive, é um dos focos do atendimento, visando aumentar o índice na região e, consequentemente, oferecer mais segurança no momento do voto.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Etapas anteriores
Esta é mais uma etapa de mutirão realizada pela 25ª Zona Eleitoral. Até o momento, já foram realizados 518 atendimentos em outras localidades. Nessa edição anterior, entre 19/02 e 23/02, o mutirão já percorreu a Escola Municipal Dom Antônio Rolim de Moura, a Escola Municipal São Sebastião, a Escola Municipal Duque de Caxias (Palmirito), a Escola Municipal Vale do Guaporé (Ritinha), e Escola Municipal Itijucal. No próximo dia 1º/03, será o último desta edição, a Escola Municipal Extensão do Arrozal Vale do Guaporé (Gleba Guaporé).
Ainda está prevista uma terceira etapa, que ocorrerá no centro de Vila Bela, com a presença da Justiça Eleitoral Móvel, que consiste no ônibus com toda a estrutura de atendimento.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra três atendentes da Justiça Eleitoral, que estão sentados em cadeiras, mexendo em computadores colocados sobre as mesas, dentro da sala de aula de uma escola. De frente para eles, estão três pessoas sentadas, sendo uma eleitora e dois eleitores, recebendo atendimento.
Fonte: TRE – MT