A Receita Federal ampliou a lista de serviços que são prestados de maneira virtual pelo chat (atendimento online) para evitar deslocamentos até as unidades de atendimento presencial no período de quarentena por causa do coronavírus.
O chat da Receita foi criado em abril de 2019. A ferramenta permite ao contribuinte conversar diretamente com servidores da Receita Federal sobre sua situação específica.
“Atualmente, a Receita Federal realiza por meio do chat cerca de 28.940 atendimentos mensais. A expectativa é que este volume seja consideravelmente ampliado com a atual expansão dos serviços prestados por meio deste canal”, disse o órgão.
Os canais de atendimento podem ser encontrados no portal da Receita Federal.
Os serviços são os seguintes:
– Cópia de Declarações não disponíveis no e-CAC (para contribuintes com Certificado Digital)
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– Emissão de GPS (DebCad)
– Orientações – CNPJ
– Orientações – Obra
– Orientações – PGFN
– Orientações – Parcelamento
– Orientações – PER/Dcomp
– Regularização de Débitos Fazendários PJ
– Regularização de Débitos Previdenciários PJ
– Regularização de Parcelamentos PF e PJ
– Regularização de Débitos de ITR
– Simples Nacional
– Protocolo de Processos (para contribuintes com Certificado Digital) – previsão: próxima semana
– Na lista abaixo, estão os serviços que já são atendidos pelo chat:
– Conversão de Processos Digitais
– Discordância de Compensação de Ofício de PER/Dcomp
– eSocial – Empregador Doméstico
– Orientações – CPF
– Orientações – DCTFWeb
– Regularização de Débitos Fazendários PF
– Regularização de Débitos Previdenciários PF
Edição: Maria Claudia