Localizada na divisa do estado de Goiás com o Distrito Federal, a cidade de Águas Lindas terá, em um prazo de 15 dias, um hospital de campanha pronto para atender pacientes diagnosticados com a covid-19. A estrutura terá 200 leitos para cuidados semi-intensivos e respiradores mecânicos – equipamento essencial para tratar pessoas infectadas com o novo coronavírus e que apresentam o sintoma mais grave da doença, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Proposto pelo Ministério da Saúde e executado pelo Ministério da Infraestrutura, o centro de atendimento será construído com a ajuda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Controladoria-Geral da União (CGU). A estrutura deverá atender a população do Distrito Federal e de Goiás, mas a responsabilidade pela administração, operação, suprimento de maquinário hospitalar, insumos e profissionais fica a cargo do governo de Goiás.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o centro será construído em um terreno de 10 mil metros quadrados, com aproximadamente 5 mil metros quadrados de área construída. O valor alocado para a construção do hospital é R$ 10 milhões.
Edição: Fernando Fraga