Na luta contra o “tsunami” do coronavírus, que já fez várias vítimas, dentre elas milhares fatais em todo o mundo, o deputado Romoaldo Júnior (MDB) solicitou da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para aquisição 12 mil litros de álcool 70% – para atender o Consórcio de Saúde Alto Tapajós – que abrange além de Alta Floresta, as cidades de Paranaíta, Nova Bandeirantes, Apiacás, Nova Monte Verde e Carlinda. A iniciativa contou com apoio das empresas FS Bionergia e Seminorte, instaladas na região.
“Essa foi uma simples ação que fizemos para tentar combater a disseminação da doença. Estamos vivendo um momento delicado, que pede união de todos os poderes, todas as pessoas no sentido de inibir a transmissão do vírus. E o uso do álcool 70% é uma das medidas preventivas”, disse Romoaldo.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
De acordo com o secretário de Saúde de Alta Floresta, Marcelo de Alécio Costa, é necessário em média, 40 litros por dia para atender o sistema de saúde do município e a quantidade enviada, atenderá o setor por pelo menos 90 dias.
O prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto, agradeceu o apoio e atenção do deputado ao município e declarou que o álcool recebido será usado exclusivamente pelos profissionais da saúde. “Queremos agradecer de coração ao nosso deputado Romoaldo Júnior que se empenhou juntamente com essas empresas para nos atender”.
O deputado que vem participando de diversas discussões de medidas contra o coronavírus na Assembleia Legislativa, lembrou que a Casa aprovou recentemente o Projeto de Lei nº 204/2020, de Lideranças Partidárias, que dispõe sobre a diminuição da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para produtos essenciais contra a pandemia de coronavírus – Covid-19.
Pela medida, o imposto sobre o álcool gel e os insumos para prepará-lo, luvas e máscaras médicas, álcool 70% e hipoclorito de sódio 5% vai diminuir para 7%. Além disso, os produtos citados deverão ter uma redução de preço para os consumidores de Mato Grosso.
“Vamos continuar lutando e apresentando e executando projetos para combater os efeitos da pandemia”, concluiu.
A distribuição do álcool enviado foi realizada da seguinte maneira: Alta Floresta – quatro mil litros. Nova Bandeirantes dois mil litros. Carlinda um mil litro. Nova Monte Verde um mil litro. Apiacás um mil litro. Os outros dois mil litros, ficaram de reserva no consórcio para serem usados no caso de uma ação emergencial.