Mato Grosso,

sábado, 28

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoEscola Institucional do MPMT firma parceria com Escola da Magistratura

Escola Institucional do MPMT firma parceria com Escola da Magistratura

Com intuito de compartilhar atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional a membros e servidores, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) firmou termo de cooperação técnica com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso Desembargador João Antônio Neto (Esmagis-MT). A parceria prevê que as duas instituições desenvolvam conjuntamente atividades pedagógicas com cursos de formação, capacitação, atualização e aperfeiçoamento. 

“O convênio é importante na medida em que vai ao encontro da missão institucional da escola de governo do MPMT e que trata de parceria estratégica e necessária com a Esmagis. Ele visa à elaboração de curso de extensão e projetos práticos para formação em alto nível alinhada às demandas contemporâneas da Escola Institucional e ao compromisso com o aprimoramento constante do Sistema de Justiça”, destacou o coordenador da Escola Institucional, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade. 

Conforme o termo de cooperação, as escolas institucionais podem disponibilizar, entre si, vagas ou acesso a eventos e cursos oferecidos ou contratados a seus membros e servidores, a exemplo de conferências, congressos, seminários, simpósios, webinários e encontros regionais. Além disso, podem elaborar projetos e programas de pesquisa, estudo e produção científica entre escolas; disponibilizar artigos, conclusões de pesquisas e estudos, atos normativos e decisões que tenham fundamentos éticos, humanitários e/ou sociológicos, em seus sítios eletrônicos, periódicos ou revistas.

Segundo a diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Ramos, essa parceria em prol de capacitações traz ganhos para ambas as instituições. “A Escola do Ministério Público capacita os promotores e procuradores, e a Esmagis capacita os magistrados. Então, são duas escolas que capacitam membros do Poder Judiciário, que fazem parte de um mesmo sistema. Capacitar os juízes sem capacitar o Ministério Público ou capacitar os promotores sem capacitar os juízes acaba gerando o mesmo problema. O ideal é que eles possam estudar da mesma maneira e falar a mesma língua”, defendeu. 

O Termo de Cooperação Técnica nº 20/2023 foi assinado pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva; pela diretora da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos; pela subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do Ministério Público, Claire Vogel Dutra; e pelo coordenador em substituição do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Institucional (Ceaf), Caio Márcio Loureiro.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

O termo terá vigência pelo prazo de 24 meses, contados a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogado por mais 24 meses, mediante termo aditivo próprio, por manifestação conjunta dos partícipes.

(Com informações do TJMT)
 
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Últimas notícias