Mato Grosso,

quinta-feira, 19

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralApós reunião com Lula, Pacheco recebe Romeu Zema para discutir dívida de...

Após reunião com Lula, Pacheco recebe Romeu Zema para discutir dívida de MG

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu nesta quarta-feira (22) o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e secretários de estado para discutir a proposta para o pagamento da dívida de Minas Gerais com a União. A sugestão também foi entregue ao presidente Lula e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em encontro no Palácio do Planalto nesta terça-feira (21). O presidente do Senado vem intermediando a negociação do estado com o governo federal.

Hoje a dívida de Minas Gerais com a União gira em torno de R$ 160 bilhões. De acordo com Pacheco, a proposta inclui a antecipação de créditos e o encontro de contas, e vai permitir o efetivo pagamento da dívida, preservar os ativos públicos do estado, além de não sacrificar os servidores:

— Entreguei ao governador aquilo que entreguei ontem ao presidente Lula, que é uma proposta de composição entre União e estado. Acredito que o governador gostou da ideia e já imediatamente vai tratar com o ministro Fernando Haddad a respeito dos termos dessa composição. Estamos dando encaminhamento para pagamento efetivo dessa dívida, diferente do que ocorre pelo regime de recuperação fiscal — explicou Pacheco após a reunião.

Segundo o presidente do Senado, o governo de Minas Gerais, o Congresso, a assembleia legislativa de Minas e o governo federal estão unidos para tentar resolver a questão o quanto antes, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) determina que até 20 de dezembro haja a adesão ao regime de recuperação fiscal ou que o estado efetue o pagamento da dívida.

 — Estamos correndo contra o tempo. Estamos todos no mesmo barco para resolver o quanto antes o problema da dívida – alertou.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias