Iniciativa liderada pela 1º Dama e Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat e Prefeito Kalil Baracat promove o empreendedorismo social feminino e a emancipação econômica de mulheres no município
Nesta quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 8h30, a Casa de Sarita será palco do encerramento do Projeto “Elas Empreendem” no ano de 2023, um evento que celebra o sucesso e compromisso da gestão em fomentar políticas públicas efetivas para o empoderamento social e econômico da população feminina em Várzea Grande.
Idealizado pela 1º Dama e Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, e pelo Prefeito Kalil Baracat, o “Elas Empreendem” tem como propósito principal o fomento do empreendedorismo social feminino, promovendo a cidadania, a emancipação social e econômica, além de fortalecer o empoderamento de mulheres no município.
O coração do projeto está na Unidade de Atendimento para Mulheres e Meninas – Profª Sarita Baracat, mais conhecida como “Casa de Sarita”. A unidade é destinada a oferecer atenção integral a mulheres e meninas da região, tornando-se o polo central das atividades promovidas pelo projeto.
Certificação – Durante a cerimônia, serão entregues certificados a aproximadamente 800 mulheres várzea-grandenses que participaram dos cursos de capacitação realizados em 70 bairros do município. Esses cursos, distribuídos em 87 grupos, compreendem a segunda etapa do projeto, onde foram ministradas oficinas que abrangem diversas áreas, desde artesanato até serviços estéticos.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
As oficinas oferecidas incluem crochê, amigurumi, pintura em tecido, costura criativa, feltro, design de sobrancelhas, maquiagem, escovista, pequenos reparos e artes finas. Essa variedade reflete a abordagem abrangente do projeto, visando não apenas o desenvolvimento de novas habilidades, mas também a promoção da autoestima e a capacitação para o mercado de trabalho e/ou empreendedorismo social.
Impacto nas comunidades – O Projeto “Elas Empreendem” tem alcançado resultados notáveis ao longo do ano de 2023, ao todo 1.400 mulheres foram atendidas pelo projeto, fortalecendo a convivência social e comunitária.
“Os certificados entregues durante a cerimônia representam não apenas a conclusão de cursos, mas simbolizam a capacitação e o empoderamento de mulheres que, por meio do projeto, buscam melhorar a renda familiar e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade”, pontua a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat.
Ela ainda pontua que: “A gestão municipal destaca-se pelo compromisso em promover a igualdade de gênero e criar oportunidades significativas para as mulheres de Várzea Grande. O Projeto “Elas Empreendem” é um testemunho do sucesso desses esforços, evidenciando a importância de iniciativas voltadas para o empoderamento feminino”.
A cerimônia de encerramento está marcada para às 8h30, nesta quinta-feira, 23 de setembro, na Casa de Sarita, reunindo não apenas as participantes certificadas, mas também autoridades locais, apoiadores do projeto e membros da comunidade.
Serviço:
O QUÊ: Encerramento do Projeto “Elas Empreendem” no ano de 2023 e entrega de certificado a 800 mulheres.
QUANDO: Quinta-feira, 23 de novembro de 2023, às 8h30
LOCAL: Casa de Sarita – Unidade de Atendimento para Mulheres e Meninas, localizada na Av. Presidente Artur Bernardes, 1332 – Vila Ipase, Várzea Grande