Mato Grosso,

sábado, 21

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoJudiciário alerta mulheres sobre violência psicológica

Judiciário alerta mulheres sobre violência psicológica

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, está desenvolvendo uma campanha de conscientização voltada aos públicos interno e externo sobre as violências enfrentadas pelas mulheres. Nesta semana, o conteúdo compartilhado pela campanha está voltado para a identificação de sinais que podem caracterizar violência psicológica.
 
Na publicação que já está disponível no Instagram do TJMT (@tjmtoficial), os leitores são sensibilizados sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas que estão passando por um relacionamento tóxico e abusivo, mas que ainda não possuem forças para encerrar todo tipo de contato com o autor da agressão.
 
No conteúdo compartilhado, o Poder Judiciário reforça que é necessário tratar as mulheres que são vítimas de violência com respeito e empatia, aceitando o tempo de cada uma, oferecendo apoio, escuta ativa, e informações que possam ajuda-las a tomar decisões que fortaleçam a sua autonomia e autocuidado no caminho pelo fim da violência.
 
A coordenadora de Cemulher-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destaca a importância de ter uma rede de apoio coesa e que fornece o suporte necessário para o enfrentamento às violências diárias.
 
“Muitas mulheres não conseguem romper o relacionamento e se afastar o autor da agressão porque têm dependência emocional, financeira e não possuem rede de apoio constituída. Por isso, é muito importante oferecer apoio às mulheres que estão sofrendo violências ao seu redor, seja na família ou no ambiente de trabalho”, explicou a desembargadora.
 
No Portal da Cemulher-MT você tem acesso a todas as ações e iniciativas do órgão que atua há 11 anos no enfrentamento da violência doméstica e familiar, e também participa ativamente na articulação com órgãos governamentais e entes não-governamentais municipais, estaduais e nacionais para ampliar os esforços no enfrentamento e prevenção à violência.
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 01: Arte contendo a frase “Você não é culpada pela agressão como ele te faz acreditar!” em caixa alta. No terço direito da arte, há uma mulher em close up, abraçando os seus joelhos e com olhar reflexivo e triste. Logo abaixo está escrito “Denuncie! Ligue 180!”, no rodapé estão as logomarcas de Poder Judiciário e da Cemulher TJMT.
 
Laura Meireles
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Últimas notícias