Nem sempre é fácil levar o eSIM de um celular para outro. Para dar fim a esta dificuldade, Apple chegou a oferecer a transferência de linhas salvas no telefone ao fazer a troca de iPhone. Agora, é a vez do Google implementar uma solução parecida no Android 13 para agilizar e facilitar a migração entre smartphones.
É o que mostra Mishaal Rahman pelo Twitter.
De acordo com o editor do Esper nesta segunda-feira (9), o segundo beta do Android 13 QPR2 traz rastros de um recurso para encaminhar os perfis de eSIM de um telefone de um telefone para outro.
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“O suporte para transferência de perfis está sendo implementado no app SIM Manager do Google, o LPA no Pixel e em muitos dispositivos GMS [Google Mobile Services]”, tweetou.
O recurso deu as caras através da propriedade de sistema “euicc.seamless_transfer_enabled_in_non_qs”, que será responsável por controlar a migração. Mas ainda não se sabe quais aparelhos vão oferecer suporte ao recurso no futuro.
A data de estreia da função também é um mistério.
Rahman ainda apontou que os usuários poderão “converter um perfil em um cartão SIM físico em um perfil eSIM”. Dessa forma, os usuários terão uma alternativa para utilizar a tecnologia sem ter que recorrer à operadora.
Mesmo assim, trata-se de um recurso que pode ser ainda mais limitado do que a transferência do eSIM entre celulares.
Antes tarde do que nunca
Ao contrário do Android, o iPhone já oferece uma ferramenta nativa para fazer a migração de perfis.
O procedimento acontece ao fazer a ativação de um novo iPhone, que oferece a opção para transferir as linhas de um celular para outro. Dessa forma, os usuários não precisam nem entrar em contato com a operadora para realizar o procedimento.
Além da praticidade, esta função tornou-se fundamental nos modelos mais recentes.
Afinal, a Apple podou o chip físico no iPhone 14 à venda nos Estados Unidos. Ou seja, não é possível utilizar os cartões físicos nos celulares, ao contrário das gerações anteriores.
A Apple não chegou a informar se vai levar ou não esta medida a outros países. Mas não me espantaria se houvesse uma expansão dessa decisão já em 2023.
Por que a transferência de eSIM é tão importante?
A preocupação com a migração é mais do que necessária. Afinal, em 2021, a Juniper Research apontou que o uso do eSIM cresceria 180% até 2025, especialmente com o auxílio da Apple e do Google.
Todavia, o eSIM ainda traz alguns gargalos que dão uma certa vantagem ao chip físico, que é só tirar de um celular e colocar em outro.
É o caso do processo de ativação das linhas nos dispositivos, pois nem todas as operadoras estão muito a fim de simplificar este processo.
Em algumas operadoras do exterior, você até pode baixar um perfil de eSIM diretamente pelo celular. Ou seja, todo procedimento é realizado sem precisar sair de casa.
Mas o mesmo não acontece no Brasil. Na verdade, as coisas por aqui chegam a ser absurdas.
Mas a migração não funciona no Brasil
Quando a minha linha pessoal estava na Vivo, precisei me direcionar a uma loja física para fazer a ativação do eSIM pois estava saindo de um Android para um iPhone.
Mesmo assim, o processo não foi nada simples, pois das cinco lojas que visitei no Rio de Janeiro (RJ), apenas uma da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, realizava o procedimento.
A situação piora: quando cheguei no único estabelecimento que se comprometeu em realizar o serviço, o sistema estava instável e apenas a habilitação de chips físicos funcionava. Precisei esperar uma hora e meia até tudo normalizar.
Também vivenciei algo similar com a Claro, pois, mesmo com uma loja perto de casa, precisei me deslocar para outro bairro para fazer a habilitação do eSIM.
Tudo isso porque não consegui fazer a transferência de perfil de um iPhone XR para um iPhone 13, pois as operadoras brasileiras não oferecem suporte ao recurso.
Além disso, quando fiz a portabilidade, só consegui contratar o plano pós-pago com eSIM. Na época, o vendedor me disse que não era possível usar eSIM com linhas pré e controle, ainda que o FAQ da operadora diga outra coisa:
Você pode habilitar diversos Planos no seu eSIM:
- Clientes com Plano de voz
- Que tenham Planos Pré pago ou Pós-pago; Pessoa Física ou Jurídica (PF e PJ)
- Controle, Controle fácil, Combo Multi, Flex, Claro Internet Móvel; Pessoa Física ou Jurídica (PF e PJ).”
Ainda não cheguei a lidar com uma situação dessas na TIM. Todavia, já ouvi relatos de amigos que tiveram as mesmas dificuldades para habilitar o eSIM na operadora.
Fonte: IG TECNOLOGIA