Os veículos híbridos possuem um motor elétrico e um a combustão. Se o primeiro demanda menos cuidado com manutenção, o outro precisa de atenção extra, principalmente em relação à lubrificação.
No Brasil já circulam mais de 100 mil veículos híbridos, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico ( ABVE ), e o mercado desses veículos vem apresentando crescimento.
No primeiro semestre de 2022 o setor cresceu 47% em comparação com o mesmo período no último ano.
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Para Pablo Bueno, engenheiro mecânico da fabricante de lubrificantes YPF, o crescimento de veículos eletrificados irá demandar a criação e desenvolvimento de novos produtos para atender as necessidades desses motores modernos:
“O número de carros eletrificados está crescendo, principalmente o de carros híbridos. Desenvolver produtos como os óleos lubrificantes para esse nicho, aumenta a confiança do brasileiro na hora de comprar um modelo híbrido”, explica.
Por possuir diversas partes móveis fabricadas em metal e que ficam constantemente em atrito, é necessário se atentar em qual óleo lubrificante utilizar no motor, para que preservar a durabilidade do motor e permitir que funcione da forma ideal.
Por outro lado, o motor elétrico do sistema não demanda tanta manutenção , já que esse propulsor possui poucas partes móveis e não necessita de lubrificação específica.
Os óleos lubrificantes utilizados por motores híbridos são os que apresentam baixa viscosidade, como 5W-30 , 0W-20 e 0W-16 . Esses lubrificantes têm a função de limpar, reduzir desgaste dos componentes e controlar a temperatura do motor, assim como os utilizados por veículos somente a combustão.
Os motores híbridos oferecem economia de combustível e redução de emissão de gases nocivos ao meio ambiente , já que em algumas situações, o veículo se locomove sem gastar uma gota de gasolina .
“Aos condutores, os motores híbridos o ferecem uma experiência de uso diferenciada em relação aos motores puramente a combustão. Eles sentirão a diferença no bolso”, comenta Bueno.
A YPF desenvolveu os lubrificantes Elaion Auro DPF 530, Elaion Auro D1 530 e Elaion Auro D1 020 com o foco em veículos híbridos, sejam eles tradicionais ( HEV ), aqueles que utilizam o próprio motor a combustão como gerador de energia para as baterias, ou do tipo Plug-in ( PHEV ), que carregam as baterias após conexão com carregadores .
O mais importante é o consumidor seguir o padrão de viscosidade recomendado pela fabricante do veículo, assim como realizar as trocas no tempo indicado pelo manual do proprietário.
Fonte: IG CARROS