O Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, distribuiu, no sábado (20 de agosto), 500 mudas de árvores frutíferas e nativas para moradores do Jardim Liberdade, bairro na região do Osmar Cabral.
A entrega das mudas foi na Creche Filantrópica Nina Zaque, e fez parte do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
A engenheira florestal do Juvam, Rosiani Mendes Carnaíba, ficou impressionada com a preocupação e engajamento de moradores do Liberdade e de bairros vizinhos com a arborização urbana. “Fantástico, muito interessante. A consciência ambiental das pessoas marcou essa ação”, frisou a engenheira.
O analista de suporte Pedro Henrique de Amorim Barbosa, acompanhado da mulher, Amanda Cristina Estrau Silva, que também atua profissionalmente na área de suporte, classificou como positiva a doação de mudas de árvores. “Estamos levando amora, acerola, jaboticaba e ipê, e vamos plantar na casa da minha mãe. Essa é a nossa parte no processo de arborização da cidade”, pontuou o analista.
O pedreiro Guilherme Parreira também parabenizou o Verde Novo pela distribuição de mudas. “Escolhi só frutíferas, porque gosto de acompanhar o desenvolvimento e a chegada dos frutos”, sublinhou, acrescentando que as mudas vão chegar num momento especial para ele e a família que é com a conclusão da reforma da própria casa.
Quem também escolheu espécies frutíferas foi a costureira Cintia Silva Gonçalves. Ela levou para plantar no quintal da casa mudas de amora, jaboticaba e acerola. “Amo verde, amo frutas, ainda mais quando a gente cuida e zela. Já sei até o local que irei plantar. É o no meu pomar. Lindo, né?”, brincou, com um largo sorriso.
Resultado
O Projeto Verde Novo já plantou mais de 150 mil mudas de árvores em vários locais. E na visão do diretor executivo do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite, essa quantidade é o resultado da parceria firmada em 2017 com o Judiciário. Pioneiro em ações de proteção e recuperação ambiental, o Ação Verde tem papel importante de conscientização ambiental, fomento, qualificação técnica e regularização ambiental.
Rosiani Carnaíba assinalou que o Verde Novo é estruturado com essa participação singular do Instituto, que é quem fornece a qualificação técnica, de gerenciamento do projeto, mapeamento, controle e também toda possibilidade de parceria que é firmada com outros entes privados.
Verde Novo
O projeto da Justiça estadual é desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde, e conta com o patrocínio do Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa na divulgação.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 1 – Imagem no formato vertical colorida de três colaboradores, duas mulheres e um homem, todos de chapéu de palha, arrumando as mudas em caixotes de plástico de cor verde, e escolhendo muda para entregar para moradora do Liberdade. Foto 2 – Imagem em formato vertical colorida mostra duas senhoras, uma de blusão preto e a outra de camiseta branca, na tenda do Juvam, com mudas de árvores do Verde Novo nas mãos.
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT