Mato Grosso,

segunda-feira, 25

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioSaúdeEUA declaram varíola dos macacos como emergência de saúde pública

EUA declaram varíola dos macacos como emergência de saúde pública

Governo dos Estados Unidos declarou a varíola dos macacos como emergência nacional
Reprodução/Twitter @POTUS

Governo dos Estados Unidos declarou a varíola dos macacos como emergência nacional

Em meio ao crescente número de casos, o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou a varíola dos macacos como uma emergência de saúde pública no país, na tarde desta quinta-feira (4).

A declaração foi feita pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e ocorre pouco menos de duas semanas após a Organização Mundial da Saúde (OMS) designar a doença como uma emergência de saúde pública internacional , o nível máximo de alerta do órgão.

Com a declaração, o departamento pode tomar uma série de ações, incluindo o acesso a fundos reservados para emergências e a nomeação de pessoas para cargos que respondam diretamente ao surto. O número de casos confirmados ou suspeitos da doença ultrapassou 6.600, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“Estamos preparados para levar nossa resposta ao próximo nível”, disse o secretário de Saúde Xavier Becerra, em entrevista à ABC News . “E peço a cada americano que leve a varíola a sério.”

Uma declaração de emergência de saúde pública tem duração de 90 dias, mas a situação pode ser prorrogada. Nos últimos 15 anos, houve apenas quatro emergências nacionais de saúde pública declaradas no país.

Na semana passada, o estado de Nova York se tornou o primeiro a declarar a varíola dos macacos como uma emergência . Depois, Illinois e Califórnia também declararam o mesmo , com os dois estados relatando centenas de casos registrados da doença.

Com isso, houve um aumento na pressão sobre o governo federal para que a varíola dos macacos fosse considerada uma emergência de saúde pública em todo o país.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

Últimas notícias