Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) mostram que, após a campanha de regularização da situação eleitoral, o Estado passa a contar com 2.389.362 eleitores aptos a participar das eleições de 2022. O número de títulos cancelados chegou a 263.225 – 28% menos do que em março deste ano. Os motivos para cancelamento são o não comparecimento a três pleitos consecutivos e ausência de revisão biométrica.
Apesar disso, os títulos eleitorais dos cidadãos que não compareceram ao recadastramento biométrico serão temporariamente regularizados para garantir que eles possam participar da eleição deste ano. O número total de eleitores beneficiados com a medida ainda depende de contabilização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a eleição esses títulos voltarão a constar como cancelados.
“A Justiça Eleitoral realizou um trabalho eficaz, por meio de seus magistrados, servidores, colaboradores e parceiros, aos quais registro meu agradecimento. Levamos o atendimento até comunidades mais afastadas da Baixada Cuiabana com a Justiça Eleitoral Móvel e intensificamos os atendimentos realizados nos postos fixos. Contamos, acima de tudo, com a participação dos cidadãos, infelizmente não foram todos a despertarem essa consciência, mas tivemos um bom resultado”, disse o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.