Assessoria/Polícia Civil-MT
Alunos do 7.º, 8.º e 9.º Ano da Escola Municipal Raquel Ramão da Silva em Cáceres (228 km a oeste de Cuiabá), participaram de uma roda de conversa promovida pela Polícia Civil, nesta terça-feira (14.12), para falar sobre os problemas relacionados ao consumo precoce e abusivo de álcool.
A ação foi desenvolvida dentro do Projeto De Bem Com a Vida, tratando também de outros temas como os tipos de drogas, sua influência no organismo e consequências sociais.
A palestra busca alertar os alunos sobre os malefícios causados pelo uso de álcool e drogas, uma vez que os índices revelam a presença de bebidas alcoólicas na maioria das pessoas envolvidas em crimes que são atendidos nas Delegacias de Polícia.
Segundo a investigadora de polícia, Maria Aparecida, o álcool está presente em momentos de alegria, como festa e confraternizações familiares. “Porém, em seguida vêm os momentos de tristeza, com brigas, lesões corporais, violência doméstica, homicídios, acidentes automobilísticos, afogamentos, entre outros”, disse a investigadora.
O delegado regional, Alex de Souza Cuyabano, ressaltou que com a proximidade dos festejos de fim de ano, há um maior o consumo de bebidas alcoólicas e por consequência, um aumento dos índices criminais, provocando um desequilíbrio na ordem social.
“Desta forma, é necessária uma profunda reflexão sobre a temática: álcool, para que as festividades ocorram dentro da normalidade, sem incidência de acidentes e delitos que possam afetar tristemente nossa coletividade”, disse o delegado.
Ele ainda agradeceu a Diretora Selenir Pinto de Souza e os Professores Amélia Cristina Benevides e Ivan de Miranda, pela confiança no Projeto De Bem com Vida e receptividade aos Investigadores de Polícia Cristiane Ricaldes, Maria Aparecida (Cidinha) e Sérgio Pereira.